Cotidiano
Secretário de Saúde de Guarujá confirma investigação da morte e adoção de medidas preventivas em creches após diagnóstico positivo
Hospital Santo Amaro / Divulgação/ PMG
Continua depois da publicidade
Um bebê de 1 ano morreu com suspeita de meningite em Guarujá, no litoral de São Paulo. A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Saúde, Fábio Mesquita, que afirmou que o caso está sob investigação.
A morte ocorreu na manhã de quarta-feira (12). A criança estava internada no Hospital Santo Amaro (HSA), após ter sido transferida da UPA Rodoviária com sintomas compatíveis com a doença.
Continua depois da publicidade
Segundo o secretário, o menino faleceu cerca de 48 horas após a transferência. Exames foram solicitados ao Instituto Adolfo Lutz para confirmar a causa da morte.
Mesquita explicou que a suspeita de meningite se baseia no quadro clínico e que a criança havia perdido a consciência, estava desnutrida e vomitando.
Continua depois da publicidade
Veja também: Pais vão ser obrigados a apresentar carteira de vacinação nas escolas de São Vicente
Outro menino de 1 ano e 1 mês também está internado no Hospital Santo Amaro com diagnóstico confirmado de meningite bacteriana. Ele foi hospitalizado na segunda-feira (10) e segue sob acompanhamento da equipe de pediatria.
Por conta do caso, a Prefeitura de Guarujá adotou medidas preventivas nas creches frequentadas pelas crianças.
Continua depois da publicidade
Segundo o secretário, a Administração está oferecendo medicamentos aos que tiveram contato com os infectados. A Prefeitura também está pedindo para que os pais enviem as carteiras de vacinação às escolas. Mesquita explica que, com autorização por escrito, as vacinas de todas as crianças serão atualizadas.
Veja também: Cidade do litoral de SP supera ano passado e número de doses de vacinas aplicadas sobe
Além dos registros em Guarujá, outras cidades da Baixada Santista também confirmaram ocorrências de meningite em 2025.
Continua depois da publicidade
Em Praia Grande, uma menina de 11 anos, aluna da rede pública, morreu no dia 26 de outubro após ser diagnosticada com meningite tipo C. A estudante, Milena do Nascimento Alvarenga, estava internada no Hospital Irmã Dulce.
Já em Santos, a prefeitura informou que um homem de 57 anos morreu em julho em decorrência da doença. O município registrou outros seis casos confirmados neste ano.
O portal do Dr. William Rezende, no YouTube, explica com detalhes o que é a meningite bacteriana. Entenda:
Continua depois da publicidade
A meningite é uma inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por vírus, bactérias ou fungos, sendo a meningite bacteriana a forma mais grave.
Os sintomas mais comuns são febre alta, dor de cabeça intensa, rigidez na nuca, náuseas, vômitos, sonolência e, em bebês, choro constante, irritabilidade e moleira estufada.
A vacinação é a principal forma de prevenção. As doses estão disponíveis gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS).
Continua depois da publicidade