X
Cotidiano

Barreira de pedras na Ponta da Praia exibe avanço do projeto piloto contra erosão

O restante da estrutura, que terá formato de 'L' e servirá para minimizar o processo erosivo e diminuir a força das ondas, ficará submerso

A barreira será formada por 49 grandes sacos preenchidos com areia e terá mais de 500 metros / Divulgação/PMS

Foram necessários 71 caminhões carregados com pedras para cobrir o primeiro bag do projeto piloto da Ponta da Praia. Esta é a única parte da barreira que em horários de maré muito baixa ficaria emersa, por isso está sendo protegida pelas pedras. O restante da estrutura, que terá formato de "L" e servirá para minimizar o processo erosivo e diminuir a força das ondas, ficará submerso.

A barreira será formada por 49 grandes sacos preenchidos com areia e terá mais de 500 metros. Embaixo deles ficarão os tapetes que têm na lateral minibags costurados. Até o momento, já foram instalados quatro bags (três já estão com areia) e seis tapetes. O primeiro bag, que fica junto da mureta da orla, na altura da Rua Afonso Celso de Paula Lima já está praticamente todo coberto por pedras.

O projeto piloto da Ponta da Praia é embasado em nota técnica desenvolvida pelos professores Tiago Zenker Gireli e Patrícia Dalsoglio Garcia, da Unicamp. Nesta quinta-feira (1º) eles estiveram em Santos e acompanharam parte dos trabalhos.

Segundo Tiago Zenker, o principal objetivo do projeto é recuperar a praia, que é a melhor proteção para a área urbana. Entre 2013 e 2016, a Ponta da Praia perdeu quase 80 mil metros cúbicos de areia. "Isso que está sendo construído é uma armadilha para a areia", o que resultará no "engordamento" natural da praia.

Somado com o "engordamento" mecânico que a Prefeitura já faz levando areia do canal 2 para a Ponta da Praia, Patrícia Dalsoglio acredita que, passado um ano da implantação do projeto piloto, já será possível observar a evolução.

A obra servirá para ampliar a base de dados e propor solução definitiva para conter o acentuado processo erosivo daquele trecho da orla.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Encosta de morro santista recebe cortina de concreto para contenção

O Morro do Fontana, em Santos, está passando por obras de contenção, para sanar os problemas provocados pelo deslizamento de terra durante as fortes chuvas do ano passado

Polícia

Receita Federal faz cinco apreensões de cocaína em menos de 48 horas no Porto de Santos

As apreensões totalizaram 681 kg e ocorreram nos dias 25 e 26 de novembro

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software