Cotidiano
A Transbrasa revelou detalhes sobre o projeto do terminal multipropósito que começará a ser construído em breve
Estrutura terá 294 mil metros e ficará localizada sobre o mar / Transbrasa/Divulgação
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"Esse projeto tem o potencial de colocar Santos no mapa-múndi novamente. Depois do Pelé, é esse projeto que será comentado no mundo inteiro", afirmou o CEO da Transbrasa, Bayard Umbuzeiro Neto, durante a apresentação da maquete oficial do terminal multipropósito, na tarde desta segunda-feira (14).
Batizado como Projeto Santos +Vivo, o empreendimento abrigará não apenas um novo terminal de cruzeiros, mas também um hotel, shopping center, centro de negócios e a primeira marina de Santos, tudo isso em uma estrutura de 294 mil metros quadrados sobre o mar, a partir da Ponta da Praia.
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Aprovado na última semana pelo Ministério dos Portos, o projeto contará com investimentos privados previstos de R$ 1,2 bilhão, liderados pelos empresários Bayard Umbuzeiro Filho e Bayard Umbuzeiro Neto, respectivamente presidente e CEO da Transbrasa, que apresentaram detalhes do projeto na tarde desta segunda-feira (14).
"Até que a gente obtenha todo o processo administrativo de licenciamento para a implementação deste projeto, e ele fique pronto, inaugurado e operando, levará de 8 a 10 anos, não antes disso", declarou Neto.
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"Todo o trâmite necessário para a concessão da licença prévia, que nos permitirá cravar a primeira estaca, deve levar cerca de dois anos."
O CEO ainda comentou que há uma estimativa de que a primeira fase do projeto gere cerca de 7,5 mil vagas de emprego diretas.
A proposta é de um empreendimento autossustentável do ponto de vista financeiro, ou seja, a execução e a administração não dependem de dinheiro público.
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O projeto também conta com uma estrutura que promete proteger a Ponta da Praia dos efeitos das ressacas, que frequentemente atingem o bairro. A proposta atuará como uma barreira de proteção, ampliando a segurança da região.
O posicionamento da estrutura foi recomendado pela Universidade de São Paulo (USP), em estudo contratado pela Autoridade Portuária de Santos.
Além disso, a iniciativa reverterá o encurtamento da faixa de areia da Ponta da Praia, que será protegida e passará por um processo de engordamento. O projeto ainda favorecerá a balneabilidade santista, pois, ao formar uma barreira física, separará as praias do canal do estuário, reduzindo a chegada de água do estuário à orla de Santos.
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Na última temporada de cruzeiros, Santos recebeu cerca de 1 milhão de passageiros e, com a possível abertura do Terminal Multipropósito em 2035, espera-se que esse número ultrapasse 3 milhões, segundo estudo da Fundação Getulio Vargas, que prevê um aumento de até 216% no número de turistas de cruzeiros nos próximos 10 anos.
No entanto, o projeto não concorre diretamente com iniciativas similares, mas atende a uma demanda projetada, consolidando Santos como o grande hub de cruzeiros marítimos do país.
Além disso, espera-se que o aumento da movimentação também influencie positivamente o Aeroporto de Guarujá e a operação dos equipamentos previstos, como o terminal de passageiros, marina, hotel, shopping center e centro de negócios.
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Ao estar prestes a tirar o terminal do papel, depois de desenvolvê-lo ao longo de 25 anos, Bayard Umbuzeiro Filho comentou ao Diário do Litoral que enxerga o resultado como fruto de um longo trabalho de estudos e aprimoramentos, que trouxe segurança para investir no projeto.
"Esse é um projeto que é exemplo de outros pelo mundo e conta com 99% de viabilidade econômica, técnica e com um excelente resultado para os investidores ganharem seu dinheirinho. E está chegando no momento certo."
Inclusive, o projeto será uma referência internacional em urbanismo, desenvolvimento e sustentabilidade, ao lado de obras realizadas em Barcelona (Espanha), Sydney (Austrália) e Miami (Estados Unidos).
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O projeto também pretende ter um papel estratégico no apoio ao crescimento do Porto de Santos. Ao atuar como uma guia-corrente, ele protege o calado do canal do estuário, reduzindo a necessidade de dragagem e facilitando o processo de aprofundamento do canal para 17 metros — medida necessária para o acesso de grandes navios cargueiros.
Além disso, ao criar três berços de atracação dedicados aos navios de cruzeiro, a iniciativa complementa a estrutura portuária santista.
Recentemente, a Prefeitura de Santos demonstrou interesse em apoiar o projeto de um terminal de passageiros no Valongo. Porém, a Transbrasa apoia incondicionalmente essa proposta, pois acredita que a cidade necessitará de ambas as estruturas.
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"Um possível posicionamento contrário ao projeto da Ponta da Praia provavelmente se deve à desinformação. Assim que a Prefeitura tiver acesso aos detalhes do estudo de demanda da FGV para 2035, que mostram que o município precisará dessa estrutura, tenho certeza de que estará ao nosso lado no desenvolvimento deste projeto", afirmou Bayard Umbuzeiro Neto.