X

Cotidiano

Bares e restaurantes para conhecer em Santos no verão

Para quem for descer a serra neste verão, segue uma seleção de restaurantes e bares para conhecer um pouco das diversas propostas gastronômicas oferecidas pelos estabelecimentos da região

Da Reportagem

Publicado em 07/01/2021 às 19:10

Atualizado em 07/01/2021 às 19:11

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O REVO Manufactory fica na Avenida Epitácio Pessoa, 737, na Ponta da Praia, em Santos / Divulgação

A cidade de Santos, no litoral de São, tem hoje um roteiro gastronômico que não deixa nada a desejar a nenhuma capital brasileira. Para quem for descer a serra neste verão, segue uma seleção de restaurantes e bares para conhecer um pouco das diversas propostas gastronômicas oferecidas pelos estabelecimentos da região.

Tasca do Porto

O restaurante português Tasca do Porto é o local ideal para quem pretende conhecer o Centro de Santos. Instalada em um aconchegante casarão centenário no número 115 da Rua XV de Novembro, a Tasca do Porto mantém o clima das tradicionais tascas portuguesas, com decoração temática e um cardápio composto por pratos elaborados com receitas da culinária lusitana, com várias opções à base de carnes, peixes e frutos do mar. Aos sábados e domingos, a partir das 13 horas, tem música ao vivo no almoço da casa. E todo último sábado do mês, a partir das 20 horas, o restaurante promove a Noite do Fado.

ELO Gastronomia

Um dos restaurantes de culinária contemporânea mais charmosos e intimistas e um dos precursores da alta gastronomia da cidade, o ELO Gastronomia tem no cardápio opções que agradam a todos os paladares. Para os amantes do vinho, a casa mantém uma adega com mais de 250 rótulos e cerca de 1500 garrafas.

O espaço físico conta com três salões diferentes, que permitem desde um jantar a dois ou uma refeição em família até uma reunião de amigos ou de negócios na sala VIP. Sob o comando do chef Edu Lascane, o ELO oferece menus especiais, com seis ou onze etapas, além de menus promocionais, que podem incluir couvert, entrada, prato principal e sobremesa, e, claro, opções à la carte.

Madê

Para quem gosta de ambiente informal, ingredientes frescos e sazonais, produção artesanal e comida farta e de qualidade, com preços justos, a pedida é o Madê, que tem à frente o chef Dario Costa, campeão do reality da Globo Mestre do Sabor.

Dario optou por um cardápio curto, postura que reforça a preocupação do chef com o meio ambiente e com o consumo responsável. Na cozinha do Madê tudo é aproveitado e os pratos mudam a cada estação, para respeitar a sazonalidade dos insumos.

A casa tem uma decoração clean e moderna, que prioriza o conforto, com uso de madeira, vidro, arte e muitas plantas. São três cozinhas, sendo duas de pré-preparo, no andar superior, onde são produzidas as massas frescas, pães e sobremesas e uma de finalização, aberta, para que os comensais acompanhem os preparos finais.

Paru

Em setembro de 2020, o chef Dário Costa inaugurou a sua segunda casa, o Paru, que fica instalado dentro no novo Mercado de Peixes, na Ponta da Praia. O Paru é uma espécie de "lanchonete" de frutos do mar que serve comida informal, de rua, para comer com as mãos. O cliente faz o pedido no caixa ou no totem e, depois, retira a comida no balcão da cozinha, sem formalidade alguma.

O menu é enxuto justamente para que não haja desperdício, com peixes frescos, valorizando o simples e aproveitando ao máximo todas as partes do peixe nas receitas. No cardápio, estão sanduiches, porções, peixes e frutos do mar na brasa, tudo servido em embalagens ecológicas e descartáveis.

Revo Manufactory

Para quem gosta de experiências gastronômicas, a REVO Manufactory é um local imperdível em Santos. A manufatura produz quase tudo que é servido na casa, primando pela qualidade dos ingredientes, pelo cuidado no preparo de cada produto, com muita técnica e sem a utilização de conservantes, corantes, pré-misturas e essências. Localizado no número 737 da Avenida Epitácio Pessoa, na Ponta da Praia, em Santos, o Edifício Revo, com três pavimentos, substituiu a antiga garagem da Avenida dos Bancários, onde tudo teve início, cinco anos atrás, com o sonho de revolucionar o mercado de café.

Com um ambiente informal, amplo, iluminado e arejado, o prédio, com capacidade para 180 pessoas. A decoração do local, com muito verde, metais, vidro e peças garimpadas em construções, remete aos galpões antigos em estilo industrial. No térreo, uma espécie de food hall, funcionam a padaria, com delícias como os pães de fermentação natural, o croissant, tortas, quiches e doces; o empório, com cafés especiais vendidos em grãos ou moídos na hora, além de cervejas e vinhos; a cafeteria, onde é possível pedir sanduiches, omeletes e scrambled eggs (ovos mexidos com cogumelo ou bacon) acompanhados de várias versões de cafés, e salão do restaurante, nos fundos, onde é servido o almoço, o brunch e o jantar.

Dags Food Corporate

Um novo espaço acaba de inaugurar em Santos com uma proposta de comida afetiva e descomplicada para ser consumida em um ambiente moderno, descolado e aconchegante. Trata-se da Dags, que mudou de endereço, expandiu o seu espaço e ganhou um novo conceito: de dogueria e hamburgueria, passou a ser considerada uma food corporate, no estilo das lanchonetes norte americanas.

Para facilitar o entendimento dos clientes, logo na fachada, que é bem chamativa e criativa, estão vários ícones identificando o que pode ser encontrado no local: hambúrguer, hot dog, milk-shake, café, almoço e jantar, além de videogame e espaço pet friendly.

O menu da Dags tem muita coisa nostálgica, inspirada em memórias familiares ou em filmes e séries assistidos pelos sócios durante a infância ou adolescência. No cardápio, destaque para os burgers, preparados com carne angus de extrema qualidade, comprada direto do produtor, e envoltos em um pão com padrão, maciez e estrutura.

No almoço ou no jantar, vale a pena provar as várias versões de Mac n´ cheese. Entre as bebidas, destaque para os vários milk shakes com sabores e nomes criativos, como o Zé Pequeno (sorvete com creme de Dadinho, chantilly e paçoca).

Cerveja & Porcaria

Point dos apaixonados por carne de porco e cerveja artesanal, a Cerveja & Porcaria, onde as especialidades do menu são todas preparadas com carne de porco,

Para acompanhar essas delícias, no balcão da casa, quatro bicos com variados estilos de chopes, servidos em copos de 300 ou 500 ml. Os rótulos são sempre alternados e priorizam-se as cervejarias artesanais locais. Na geladeira, cervejas de garrafa e lata de vários estilos e marcas, Infected, Demonho, Invicta, Duas Cabeças, entre outras.

Arapuka Gastrobar

O Arapuka Gastrobar é um dos bares queridinhos dos santistas, precursor da mixologia na cidade. A casa é especializada em drinks e tem um menu inspirado em coquetéis de sucessos de vários lugares do mundo, além de versões exclusivas do bar.

Com ambiente despojado e moderno, o prédio tem dois andares por onde circulam garçons com taças e copos com misturas de cores e apresentações lindas. Um luminoso em uma das paredes reforça a paixão da casa pela Gin & Tônica, drink que voltou com força à noite brasileira.

Seguindo a tendência da coquetelaria mundial, o Arapuka também tem no cardápio drinks à base de rum, tornando-se pioneiro em Santos. O cardápio de bebidas do Arapuka também tem uma seleção de Gin & Tônica Premium, com gins de vários países do mundo.

Bar Tu

Recém-inaugurado, o Bar Tu é um boteco moderno com a cara e o jeito de ser dos santistas acaba de inaugurar na cidade. A proposta do local é

ser um espaço conceitual temático de Santos, com o DNA caiçara, enaltecendo a cultura popular, o esporte, as artes, a culinária, os hábitos e as gírias de quem vive no litoral, presentes tanto na decoração do ambiente quanto no cardápio de comidas e bebidas.

O projeto do estabelecimento é assinado pelo arquiteto Renan Mazzaro e tem obras do artista Paulo Caveira Ramires, como uma réplica do famoso leão da praia, escultura ícone da cidade onde quase todo santista tem uma foto feita na infância. Outros destaques são uma pintura homenageando o Rei Pelé, que ficou mundialmente famoso jogando pelo Santos Futebol Clube e pela Seleção Brasileira, além de um retrato do músico Chorão, vocalista do Charlie Brown Júnior, feito com partituras, bem como neons pendurados nas paredes com trechos de músicas do compositor que sempre enalteceu a cidade.

No cardápio do bar, porções tradicionais, grandes e fartas, mas com uma apresentação mais bonita e moderna.

SERVIÇO:

Tasca do Porto

R. Quinze de Novembro, 115 - Centro Histórico de Santos

(13) 3219.4280

ELO Gastronomia

R. Goiás 116 - Gonzaga

(13) 3322.7007

Madê

R. Minas Gerais, 93 - Boqueirão
(13) 3288.2434

Paru

Av. Governador Mário Covas Júnior, 3.050 - Ponta da Praia – Santos (dentro do Mercado de Peixes)
Informações: (13) 3261-4055
@parurestaurante

REVO Manufactory

Avenida Epitácio Pessoa, 737 - Ponta da Praia – Santos
@Revo Manufactory

Dags Food Corporate

Av. Siqueira Campos, 554
@dagsfc

Cerveja & Porcaria

Rua Januário dos Santos, 217, na Aparecida, em Santos.
Whatsapp: (13) 3327.3864

Arapuka Gastrobar

R. Azevedo Sodré, 123 – Gonzaga
(13) 3301.3009

Bar Tu

Rua Alagoas, 43 (esq. com a Rua Euclides da Cunha), Gonzaga, Santos.
@bartusantos

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter