Cotidiano

Balsas podem se tornar gratuitas para pedestres em 2026

Possibilidade surgiu após reunião do vereador Anderson Bernardes com secretária Natália Rezende

Carlos Ratton

Publicado em 23/09/2025 às 06:40

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A gratuidade, igual a que hoje é concedida a ciclistas, ocorreria a partir de um novo contrato / Divulgação

Continua depois da publicidade

Em uma reunião com a secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, Natália Rezende, viabilizado pela deputada federal Renata Abreu (Podemos), o vereador de Guarujá Anderson Bernardes (do mesmo partido) pode conseguir o que muitos prefeitos não conseguiram: travessia de balsas entre Santos e Guarujá gratuita para pedestres a partir de 2026.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A gratuidade, igual a que hoje é concedida a ciclistas, ocorreria a partir de um novo contrato entre o Estado e a concessionária vencedora da licitação. A reunião contou ainda com a presença do secretário de Meio Ambiente de Guarujá, Bruno Tacon Cardoso, e o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarujá (Aceg), Wagner Souza.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Travessias de SP terão balsas elétricas e novos terminais após leilão bilionário

• Promotoria abre inquérito sobre pontos de ônibus no Rabo do Dragão

• Rabo do Dragão: pontos de ônibus devem chegar à Justiça este ano

"A partir de novembro, acredito que tenha um novo certame para a gestão desse sistema de travessia. A secretária disse que tem trabalhado na substituição das balsas atuais (combustível fóssil) por balsas elétricas. E também a não cobrança do pedestre comum no trecho onde os ciclistas já não pagam, pelo Ferryboat", confirmou Bernardes.

O vereador disse que, a princípio, havia solicitado reunião com o governador (Tarcísio de Freitas) mas não foi possível. E a pauta principal era a questão da crise hídrica em Guarujá, que vem prejudicando o Município, principalmente o distrito de Vicente de Carvalho, nos últimos meses. "Pedimos que fossem acelerados os processos da obra de captação que estão em andamento. Pedimos também a antecipação do cronograma de uma obra prevista para a captar água em Itatinga", acrescenta.

Continua depois da publicidade

Anderson Bernardes solicitou também à Renata Abreu a abertura de diálogo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) por conta da dificuldade que tem os moradores do Rabo do Dragão - tema de inúmeras reportagens do Diário do Litoral nos últimos anos.

"Faltam passarelas de pedestres. Na região da Rio Amazonas, volta e meia tem um acidente. No entorno temos escolas. Também a questão da colocação de cobertura nos abrigos de ônibus que já teve uma dificuldade grande para autorizarem", afirma Bernardes.

O vereador também apontou na reunião a possibilidade de municipalização do trecho de estrada entre a praia de Perequê a balsa que faz a travessia Guarujá-Bertioga (Rodovia Ariovaldo de Almeida Vianna SP 61, também conhecida como Estrada Guarujá Bertioga, às margens do Canal de Bertioga). "Além da descida do Viaduto do Morrinhos para quem vem na Rodovia Cônico Domênico Rangoni, até a rotatória em frente ao cemitério (Jardim da Paz)", finalizou.

Continua depois da publicidade

TAGS :

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software