São Sebastião se firma como referência em turismo sustentável com prêmio nacional / Divulgação
Continua depois da publicidade
O município de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, conquistou o primeiro lugar no Prêmio Nacional do Turismo 2025, a principal premiação do setor no país. O programa de avistamento responsável de baleias e outros cetáceos foi o vencedor na categoria de valorização do patrimônio natural.
Em nota, o prefeito Reinaldo Moreira destacou que o prêmio consolida a cidade como referência em turismo sustentável.
Continua depois da publicidade
“Estamos investindo em políticas públicas que protegem nossa biodiversidade, fortalecem a economia local e valorizam o conhecimento científico. É uma conquista que demonstra que cuidar do meio ambiente e gerar oportunidades caminham juntos”, afirma
Desenvolvido em parceria com o Instituto Baleia Jubarte, Projeto Baleia à Vista, Instituto Argonauta, ICMBio - Alcatrazes e Marinha do Brasil, o programa realizou 150 capacitações gratuitas para profissionais do setor náutico em 2025 e concede um selo de qualidade aos operadores que seguem as normas de respeito aos animais.
Continua depois da publicidade
Os resultados mostraram que em 2025 foram registradas 811 baleias avistadas (até 24 de novembro), superando os números dos dois anos anteriores. Economicamente, os passeios atraíram 15 mil pessoas e movimentaram mais de R$ 4 milhões no turismo local.
Esta é a segunda grande conquista recente do programa, que no final de novembro já havia recebido o Prêmio Amvale de Gestão Responsável 2025 na categoria ODS 14 – Vida na Água.
O Prêmio Nacional do Turismo, promovido pelo Ministério do Turismo e Conselho Nacional de Turismo, visa reconhecer pessoas e iniciativas que contribuem para a economia, fortalecem a inclusão social e protegem o meio ambiente. Na edição deste ano, foram 379 projetos inscritos oriundos de todas as regiões do país, o que evidencia o impacto dessa conquista.
Continua depois da publicidade