Baleia em avançado estado de decomposição é encontrada em Bertioga

Ação é resultado do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos

Comentar
Compartilhar
23 JUL 2019Por Da Reportagem16h36
A baleia está em avançado estado de decomposiçãoFoto: Divulgação

A equipe de monitoramento do Instituto Gremar encontrou uma baleia em avançado estado de decomposição na manhã desta terça-feira (23), na praia de Guaratuba, em Bertioga. Tais condições não permitiram a identificação da espécie do animal, uma fêmea adulta, de aproximadamente 7 metros.

Foram coletadas amostras de gordura, músculo e pele para tentativa de realização de exame de DNA. A operação contou com o apoio do Departamento de Operações Ambientais da Secretaria de Meio Ambiente de Bertioga e também da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos – Regional Boracéia. 

Vale lembrar que nesta época é comum o avistamento de baleias da espécie jubarte, que se deslocam da Antártida rumo às águas tropicais do litoral brasileiro para se reproduzir. O maior berço reprodutivo fica em Abrolhos, ao sul da Bahia.

O Instituto Gremar é uma das organizações que atua no Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos - PMP/BS, desenvolvido para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal do Polo Pré-Sal da Bacia de Santos da Petrobras, conduzida pelo IBAMA.

O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Gremar monitora o Trecho 9, compreendido entre São Vicente e Bertioga. Possui base em funcionamento no Guarujá e atua em prontidão 24h, podendo ser contatado pelo telefone 0800-642-334.

Colunas

Contraponto