X

Cotidiano

Baixada Santista terá transporte hidroviário metropolitano até 2018

Novo sistema deve ser implantado nas cidades de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Praia Grande, Santos e São Vicente

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 28/08/2014 às 17:16

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Até o final de 2018, a Baixada Santista ganhará um sistema hidroviário de transporte de passageiros. A informação foi divulgada no dia 26, durante a 178ª reunião ordinária do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb), realizada em Santos. O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) inicia em breve um estudo para definir os parâmetros para a exploração do meio de transporte.

A  reunião  aconteceu na sede da Agência Metropolitana (Agem) e contou com a participação do diretor do Departamento Hidroviário da Secretaria de Estado de Logística e  Transporte,  Tércio Casemiro Carvalho, que apresentou os detalhes do início do trabalho para avaliar a implantação do modal hidroviário nos municípios de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Praia Grande, Santos e São Vicente.

A exploração do novo sistema hidroviário deve ser feita por meio de duas vertentes: a do Governo do Estado, que cuidará do transporte de passageiros, e a do Governo Federal, que será responsável pelo transporte de cargas em barcaças.

A 178ª reunião ordinária do Condesb foi realizada em Santos (Foto: Richard Durante Jr.)

Segundo Carvalho, neste primeiro momento o Departamento Hidroviário vai fazer um estudo de detalhes técnicos que precisam ser levantados como: as rotas mínimas, a frequência de embarque, o tipo de embarcação e também a tarifa máxima ao passageiro. Estima-se que a primeira etapa desse processo termine em fevereiro de 2015.

O presidente do Condesb e prefeito de Itanhaém, Marco Aurélio Gomes, considerou positiva a iniciativa de aproveitar a estrutura hidroviária regional. “Mas será fundamental que esse novo sistema funcione interligado com os demais tipos de transporte, inclusive com alguns que estão em fase de implantação, como o Veículo leve sobre Trilhos (VLT)”, alertou.

Participaram da reunião o presidente do Condesb e prefeito de Itanhaém, Marco Aurélio Gomes, o prefeito de Bertioga, Mauro Orlandini, a prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa e os suplentes das prefeituras de Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande e São Vicente, além de representantes de secretarias estaduais.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Atenção São Vicente! Município anuncia cadastramento do IPTU para 2025; entenda

Contribuintes poderão solicitar o boleto digital a partir de 1 de maio

Variedades

Com crise ambiental como tema, banda santista lança álbum 'Terra Terror!'

Lucas Reis, vocalista, guitarrista e líder da Missão Lunar, aponta a inspiração em influências de David Bowie na obra

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter