X

Cotidiano

Baixada Santista terá transporte hidroviário metropolitano até 2018

Novo sistema deve ser implantado nas cidades de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Praia Grande, Santos e São Vicente

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 28/08/2014 às 17:16

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Até o final de 2018, a Baixada Santista ganhará um sistema hidroviário de transporte de passageiros. A informação foi divulgada no dia 26, durante a 178ª reunião ordinária do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb), realizada em Santos. O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) inicia em breve um estudo para definir os parâmetros para a exploração do meio de transporte.

A  reunião  aconteceu na sede da Agência Metropolitana (Agem) e contou com a participação do diretor do Departamento Hidroviário da Secretaria de Estado de Logística e  Transporte,  Tércio Casemiro Carvalho, que apresentou os detalhes do início do trabalho para avaliar a implantação do modal hidroviário nos municípios de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Praia Grande, Santos e São Vicente.

A exploração do novo sistema hidroviário deve ser feita por meio de duas vertentes: a do Governo do Estado, que cuidará do transporte de passageiros, e a do Governo Federal, que será responsável pelo transporte de cargas em barcaças.

A 178ª reunião ordinária do Condesb foi realizada em Santos (Foto: Richard Durante Jr.)

Segundo Carvalho, neste primeiro momento o Departamento Hidroviário vai fazer um estudo de detalhes técnicos que precisam ser levantados como: as rotas mínimas, a frequência de embarque, o tipo de embarcação e também a tarifa máxima ao passageiro. Estima-se que a primeira etapa desse processo termine em fevereiro de 2015.

O presidente do Condesb e prefeito de Itanhaém, Marco Aurélio Gomes, considerou positiva a iniciativa de aproveitar a estrutura hidroviária regional. “Mas será fundamental que esse novo sistema funcione interligado com os demais tipos de transporte, inclusive com alguns que estão em fase de implantação, como o Veículo leve sobre Trilhos (VLT)”, alertou.

Participaram da reunião o presidente do Condesb e prefeito de Itanhaém, Marco Aurélio Gomes, o prefeito de Bertioga, Mauro Orlandini, a prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa e os suplentes das prefeituras de Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande e São Vicente, além de representantes de secretarias estaduais.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Mais dois corpos são encontrados durante buscas por PM em Guarujá

Ainda não há informações sobre as identidades dos dois cadáveres

Variedades

Jornalista lança livro sobre a conscientização do valor do voto

Disponível em formato e-book, o 'É assim que eu voto' oferece aos cidadãos uma ferramenta para compreender o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter