Baixada Santista tem 47 pontos de coleta de lâmpadas

Saiba onde descartar gratuitamente lâmpadas fluorescentes usadas

Comentar
Compartilhar
03 SET 2019Por Da Reportagem08h00
O descarte de lâmpadas fluorescentes no lixo comum pode acarretar problemas ambientaisFoto: Nair Bueno/DL

A Reciclus (organização sem fins lucrativos) disponibilizou 47 pontos de coleta de lâmpadas fluorescentes usadas na Baixada Santista. Desta forma é possível fazer a destinação ambientalmente correta deste tipo de produto.

Santos ganhou 13 pontos, Praia Grande sete, São Vicente e Guarujá seis, Cubatão e Itanhaém quatro, Mongaguá e Peruíbe três e um em Bertioga.

As lâmpadas possuem componentes que demandam um fluxo específico na coleta e destinação final. Por isso, o descarte no lixo comum pode acarretar diversos problemas ambientais.

Participam do programa apenas as lâmpadas de uso doméstico, dos seguintes tipos: fluorescentes compactas e tubulares; de vapor de mercúrio, sódio ou metálico; e luz mista. Não há limite para descarte, desde que seja realizado por consumidor doméstico.

Reciclus

A Reciclus é uma organização civil sem fins lucrativos, criada pelos principais importadores de lâmpadas, para atuar como Entidade Gestora do processo, seguindo um modelo de operação autossustentável.

A iniciativa envolveu diversos segmentos da sociedade e atende à determinação da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), a Lei Federal nº 12.305/2010 que fala na responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e na logística reversa (LR) como soluções para o descarte correto de itens que podem causar danos ao meio ambiente.

Endereços

Em Santos: Makro (Chico de Paula); Extra (Gonzaga), Andra (Vila Matias); Roldão (Vl. Mathias e Chico de Paula); Carrefour (Aparecida e Boqueirão); Voltluz (Ponta da Praia); Dicico (Aparecida); Assaí (Saboó); Riachuelo (Centro, Aparecida); Atacadão (Chico Paula).

Em São Vicente: Carrefour (Jd. Independência); Dicico (Jd. Independência); Assaí (Vila Cascatinha), Riachuelo (Centro); Extra (Centro e Avenida Marginal).

Em Cubatão: Dicico (Vila Nova); Extra (Av. Nove de Abril, Av. Brasil e Rua São Paulo).

Para saber o ponto de coleta mais próximo de sua residência, acesse pela internet o endereço: https://reciclus.org.br/lista-de-pontos-de-coleta/.