Cotidiano
Os municípios do litoral sul de São Paulo vão realizar a tradicional festança da Rainha do Mar em datas diferentes, conforme o calendário da região
O Dia de Iemanjá será celebrado neste domingo e a Festa, no sábado / Divulgação/PMG
Continua depois da publicidade
As cidades da Baixada Santista se preparam para as tradicionais Festas de Iemanjá, também conhecida como a Rainha do Mar. Neste ano, as celebrações ocorrem em espaços diversos com apresentações musicais, xirês de orixás e campanhas de conscientização ambiental.
O Diário do Litoral entrou em contato com as Prefeituras para organizar a programação, mas nem todos os municípios retornaram à reportagem. O espaço ficará aberto para eventuais atualizações.
Continua depois da publicidade
A 20ª edição da tradicional Festa de Iemanjá será neste domingo (1º), com expectativa de 10 mil participantes. A realização é da Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Cultura (Secult).
A festa contará com a participação de diversos ilês (terreiros) e terá início às 16 horas, com a apresentação da "Dança dos Orixás". Às 17 horas, será a vez da apresentação musical da cantora Ana Black, no show Samba de Terreiro em frente ao Teatro Procópio Ferreira (Avenida Dom Pedro I, nº 350, Jardim Tejereba).
Continua depois da publicidade
Às 18h15, está programada a procissão em direção à Praia da Enseada, na altura da Praça Horácio Lafer. Depois, os ilês se reunirão em tendas montadas na faixa de areia para realizar as homenagens à Rainha do Mar.
A 12ª Festa de Iemanjá, que acontecerá no próximo dia 07 de fevereiro, a partir das 20h, na Praia do Ruínas. O evento religioso também reforça a importância da consciência ambiental, destacando o cuidado com as águas, os oceanos e o meio ambiente.
Atualmente, muitas celebrações adotam oferendas ecológicas, unindo espiritualidade e responsabilidade ambiental.
Reconhecendo sua relevância, as festividades em homenagem a Iemanjá foram oficialmente declaradas Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial do Município de Peruíbe, por meio da Lei nº 4.601/24, sancionada em 5 de dezembro de 2024.
Continua depois da publicidade
O Município terá procissões e uma feira alusiva a Iemanjá. As atividades são promovidas pelo terreiro Ilê Asé Osümare, com apoio da Sedhc e Conselho Municipal de Proteção e Igualdade Racial (Compir).
A programação inicia às 10h, com celebrações na sede da matriz africana (Rua Ataliba Leonel, 124 – Catiapoã). Haverá uma série de homenagens à "Rainha do Mar", com posterior procissão, iniciada às 12h. O cortejo partirá rumo à Praça Tom Jobim, onde haverá, até às 19h, a Feira de Artesanato Afro.
A concentração para a segunda procissão inicia por volta de 12h30, porém, a partir das 15h, o trajeto inicia na Praça Tom Jobim, com destino à Estátua de Iemanjá, na Praia dos Milionários. No local, será realizado um ritual de entrega de presente ao mar.
Continua depois da publicidade
A 17ª edição da Procissão de Iemanjá ocorre neste domingo (1º) a partir das 10h, em Agenor de Campos. A festividade é realizada em homenagem ao Dia de Iemanjá, celebrado pelo Candomblé no dia 2 de fevereiro. O evento é realizado pela Casa de Cultura Afro-brasileira (Ile Axé Efon Odé Ojú Okàn), e tem o apoio da Prefeitura de Mongaguá, por meio da Secretaria Municipal de Turismo.
A carreata tem início às 10h, na Avenida Dom Pedro I, 1.976, no Itaguaí, e segue pela Monteiro Lobato até o viaduto do Vera Cruz, na Avenida Embaixador Pedro de Toledo. De lá, seguirá pela orla da Praia até o Complexo da Plataforma de Pesca.
Também às 12h, será iniciado o cortejo terrestre com a chegada da carreata, na Avenida Governador Mário Covas Júnior, 9.258, próximo ao monumento de Iemanjá.
Continua depois da publicidade
Além disso, o festejo contará com barracas de artesanato temático e apresentações artísticas. A celebração será concluída com o Xirê dos Orixás e a entrega de presentes ao mar, programados para o final da tarde.
A 26ª Procissão de Iemanjá será realizada na Ponta da Praia, em data a ser divulgada, sob a coordenação da A.B.C.R Casa de Culto Afro Brasileiro Ilê Asé Sobo Oba Àrirá.
Mais informações serão divulgadas por meio dos canais oficiais da Prefeitura em breve.
Continua depois da publicidade
Em Praia Grande, a 3ª Procissão para Iemanjá acontece no sábado (7), a partir das 15h. Realizada pela Comissão de Matrizes Africanas da Cidade, a programação será iniciada no bairro Maracanã e seguirá pelas vias do Município até a Estátua de Iemanjá, no Bairro Mirim.
A procissão segue pela Avenida Presidente Kennedy, no sentido Boqueirão, até a rua 1º de Maio, no Bairro Mirim, onde segue sentido praia até a estátua de Iemanjá, na orla, onde haverá uma cerimônia marcando as homenagens.