Baixada Santista já emite nova carteira de identidade

O serviço pode ser solicitado por quem vai pedir o documento pela primeira vez ou por aqueles que forem providenciar a segunda via

Comentar
Compartilhar
28 AGO 2019Por Caroline Souza08h30
O novo RG agrega informações de outros documentosFoto: Diário do Litoral

Os postos Poupatempo da Baixada Santista e demais unidades do estado de São Paulo já estão emitindo o novo modelo de carteira de identidade. O serviço pode ser solicitado por quem vai pedir o documento pela primeira vez ou por aqueles que forem providenciar a segunda via. A mudança tem o intuito de aumentar a segurança contra a falsificação e atende ao decreto federal 9.278, de 2018.

O novo RG agrega informações de outros documentos, como números do título de eleitor, Carteira de Trabalho e Previdência Social, certificado militar, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), documento de identidade profissional, cartão nacional de saúde e NIS/PIS/Pasep.

O nome social também poderá ser incluído sem a necessidade de alteração no registro civil. A nova versão do RG permite ainda a inserção de indicativos de pessoas com deficiência física, visual, auditiva, mental e motora, além de autismo e síndrome de down.

Para inclusão dos dados, é necessário apresentar os documentos originais no dia da emissão do novo documento. Todas as informações são facultativas, ou seja, cada cidadão poderá optar por incluir os registros complementares que julgar necessários.

Apesar de conter os dados da CNH, a nova identidade não substitui o documento, porque uma normativa do Departamento Nacional de Trânsito obriga as pessoas a portarem a CNH ao dirigir um veículo. A carteira de motorista contém, por exemplo, data de validade, o que não acontece com o RG.

Na Região

A Baixada Santista possui três postos Poupatempo: Praia Grande (Avenida Ayrton Senna da Silva, 1511 - Intermares - Shopping Litoral Plaza); Santos (Rua João Pessoa, 246 -Centro); e São Vicente (Rua Frei Gaspar, 365, 2º andar - Shopping Brisamar - Centro).

Em todas as unidades o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e sábado, das 8h às 13h.

O Poupatempo atende com hora marcada. O agendamento pode ser feito pelo portal da internet (www.poupatempo.sp.gov.br); aplicativo de celular - SP Serviços; ou atendimento telefônico (11) 4135-9700. 

Colunas

Contraponto