Cotidiano

Baixada Santista ganha novas formas de pagamento no transporte público a partir desta quarta (11)

BR Mobilidade lança carteira digital, pagamento via Pix e unificação do cartão BR Card para facilitar o dia a dia dos passageiros

Nathalia Alves

Publicado em 11/02/2026 às 13:05

Atualizado em 11/02/2026 às 14:11

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Além da nova carteira digital, passageiros poderão recarregar passagens via WhatsApp e pagar com cartões de crédito ou débito no VLT / Renan Lousada/DL

Continua depois da publicidade

A partir desta quarta-feira (11), os usuários do transporte público da Baixada Santista passam a contar com novas formas de pagamento da passagem. A BR Mobilidade anunciou a ampliação das alternativas digitais, incorporando soluções que prometem mais praticidade e autonomia no dia a dia dos passageiros.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Entre as novidades estão o novo Cartão BR Card e o aplicativo Quanto Tempo Falta Pay, que passa a oferecer carteira digital, pagamento via Pix e geração de QR Code para embarque, com leitura direta nos validadores. 

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Assista: Viviane Araújo celebra título do Carnaval de Santos como rainha da União Imperial

• Praia Grande terá 4º maior centro de reservação da região e nova estação de tratamento

• Gigante do litoral: Um dos maiores shoppings do Brasil fica em Praia Grande e tem 300 lojas

A plataforma também permitirá a recarga do BRCard pelo celular e, entre as opções disponíveis, haverá ainda a possibilidade de recarregar a carteira digital via WhatsApp. No VLT, o pagamento poderá ser feito também com cartão bancário de crédito ou débito.

O lançamento marca ainda a unificação visual do BRCard, que passa a ter layout único para facilitar a identificação. Segundo a empresa, os cartões atuais continuam válidos e não precisam ser substituídos de imediato. A troca ocorrerá gradualmente, conforme o ciclo de uso e validade.

Continua depois da publicidade

De acordo com o diretor da BR Mobilidade, Alceu Cremonesi, a iniciativa representa um avanço na mobilidade regional. 
“Essa iniciativa respeita os hábitos das pessoas e soma novas possibilidades sem substituir o que já funciona, com mais autonomia e conveniência para quem usa o transporte todos os dias”, afirmou.

A empresa destaca que a melhoria foi estruturada para atender diferentes perfis de usuários, mantendo opções para quem prefere utilizar o celular, o cartão físico ou os canais tradicionais de compra e recarga.

Quanto Tempo Falta Pay 

O Quanto Tempo Falta Pay se integra a uma base já consolidada na região. O aplicativo Quanto Tempo Falta, lançado em fevereiro de 2020, acumula quase 2 milhões de downloads, nota 4,8 nas lojas virtuais e mais de 4 milhões de acessos mensais, com média de 150 mil acessos por dia útil.

Continua depois da publicidade

Além do lançamento do Pay, a BR Mobilidade apresentou a reformulação do aplicativo Quanto Tempo Falta, que ganhou visual mais moderno, maior personalização e novas funcionalidades, mantendo recursos já conhecidos, como previsão de chegada em tempo real, visualização no mapa e roteirização de viagens. 

Apesar de integrados, os aplicativos têm funções distintas: enquanto o Quanto Tempo Falta permanece como ferramenta de informação e planejamento, o Quanto Tempo Falta Pay é voltado exclusivamente ao pagamento da tarifa.

Para utilizar a carteira digital, o passageiro deve baixar o aplicativo Pay e realizar cadastro. Os dois sistemas funcionam de forma integrada, conectando informação e pagamento em uma única experiência.

Continua depois da publicidade

Implantação em etapas

A implantação da nova tecnologia será feita de forma gradual na Baixada Santista, acompanhada por campanha informativa e orientação aos passageiros.

No VLT, todas as paradas já estão preparadas para operar com a nova tecnologia desde o início do processo, inclusive em pontos onde ainda não há cobrança, garantindo padronização.

Nos ônibus intermunicipais da BR Mobilidade, o sistema estará disponível inicialmente em cerca de 80% da frota, com previsão de ampliação para 100% até o fim de fevereiro. As linhas seccionadas 910, 921, 905 e 955 não aceitarão pagamento por QR Code.

Continua depois da publicidade

Já nas redes municipais atendidas pela Viação Piracicabana, a implantação seguirá cronograma específico de cada município, com previsão de conclusão até o final de março. Já nas redes municipais atendidas pela Viação Piracicabana, a implantação seguirá cronograma específico de cada município 
 

Conteúdos Recomendados

©2026 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software