Cotidiano
A Defesa Civil emitiu um boletim meteorológico especial para alertar os munícipes sobre a possibilidade de chuvas intensas e riscos de transtornos em toda a região
Forte frente fria se aproxima do litoral de SP com muita chuva e riscos / Imagem gerada por IA
Continua depois da publicidade
A Defesa Civil emitiu nesta segunda-feira (1º) um Boletim Meteorológico Especial alertando a população para a previsão de condições climáticas severas para os próximos dias. Há um alto potencial para ocorrência de tempestades, que devem ser acompanhadas de fenômenos intensos.
O dia 02 de dezembro concentra o maior risco, com previsão de pancadas de chuva generalizadas em toda a área. As chuvas devem vir acompanhadas de descargas elétricas (raios), intensas rajadas de vento e queda de granizo em pontos isolados.
Continua depois da publicidade
As autoridades destacam o potencial para ocorrência de tempestades severas, exigindo atenção redobrada da população devido à possibilidade de inundações, quedas de árvores e outros transtornos.
O risco de tempo instável continua na quarta-feira, 03 de dezembro. Ainda haverá possibilidade de ocorrência de chuvas fortes, acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento e queda isolada de granizo.
Continua depois da publicidade
Recomenda-se atenção redobrada e acompanhamento constante dos comunicados oficiais. Em caso de emergência, a população deve ligar imediatamente para a Defesa Civil através dos telefones 199 ou 3361-6177.
Para minimizar os riscos durante as tempestades, a Defesa Civil orienta a população a adotar as seguintes medidas preventivas, como não se abrigar sob árvores durante tempestades, devido ao risco de raios e quedas, além de evitar áreas alagadas e, sob nenhuma circunstância, tentar atravessar enxurradas ou ruas inundadas.
Outras orientações da Defesa Civil visa recolher objetos soltos em varandas, quintais ou sacadas que possam ser arremessados pelo vento forte, observar sinais de deslizamento, como rachaduras no solo e portas ou janelas que comecem a emperrar, e sair imediatamente de áreas de risco, e acompanhar os comunicados oficiais pelos canais da Defesa Civil para receber atualizações em tempo real.
Continua depois da publicidade