Cotidiano
O Diário do Litoral informou desde o início desta semana sobre a possibilidade de ventos de 70 km/h e 60 mm de chuva nesta sexta-feira (30)
A Baixada Santista entra em alerta laranja com a formação de um ciclone extratropical / Leitor/DL
Continua depois da publicidade
A Baixada Santista entrou em alerta laranja com a chegada de uma frente fria e a formação de um ciclone extratropical no fim da tarde desta sexta-feira (30). O sistema encerra a sequência de calor intenso e traz instabilidade severa à região litorânea. As informações foram confirmadas pelo meteorologista Wendel Fialho, do Instituto Nacional de Meterologia (InMet).
A baixa pressão no mar intensifica o transporte de umidade, elevando o risco de acumulados de chuva superiores a 60 mm em poucas horas na Baixada e no Litoral Norte. Além da chuva, as rajadas de vento podem atingir 70 km/h, o que aumenta as chances de queda de árvores e falta de energia.
Continua depois da publicidade
Conforme antecipado pelo Diário do Litoral, o Gabinete de Crise da Defesa Civil já emitiu alertas para tempestades e queda brusca de temperatura. A Marinha também monitora o risco de ressaca, com ondas perigosas para banhistas e navegantes.
Em áreas de encosta, o monitoramento deve ser constante. Qualquer sinal de risco, como rachaduras ou inclinação de postes, deve ser reportado imediatamente aos Bombeiros (193) ou à Defesa Civil (199).
Continua depois da publicidade