Os patinetes elétricos da JET ganham espaço como alternativa sustentável de mobilidade urbana / Divulgação
Continua depois da publicidade
A Região da Baixada Santista já conta com 285 mil usuários cadastrados na plataforma de compartilhamento de patinetes elétricos. Apesar de totalizar 1,86 milhão de habitantes conforme o IBGE, vale ressaltar que as prefeituras estimam que, somente no verão, recebam mais de 18 milhões de turistas.
Os dados de usuários cadastrados nas localidades são fornecidos pela JET, empresa que em meses meses iniciou a sua operação na Baixada Santista, já atendendo cinco das nove cidades. O primeiro município a contar com o serviço foi Praia Grande, em último abril, com mais de 150 mil usuários cadastrados - e 420 mil viagens realizadas desde então.
Continua depois da publicidade
No Guarujá, desde julho mais de 100 mil pessoas baixaram o aplicativo e foram realizadas mais de 300 mil viagens. Além disso, desde dezembro, os veículos de energia renovável passaram a operar em Mongaguá - com 24 mil usuários e 70 mil viagens realizadas - e Bertioga - 22 mil usuários e 65 mil viagens já percorridas.
Aproveite e leia também: Ao menos 7 cidades da Baixada Santista preparam leis de patinete elétrico
Continua depois da publicidade
O município mais recente que apresenta utilização da tecnologia integrada à micromobilidade urbana é Itanhaém. A partir da virada do ano já conta com 5 mil cadastros e 10 mil viagens. Para manter a rede de atuação, a empresa investe em campanhas de ação educativa, como a Escola de Direção Segura, onde são disponibilizadas aulas gratuitas em praças e orlas da praia sobre as regras de uso e de trânsito.
Por se tratarem de equipamentos elétricos e forjados para uso individual de adultos, não podem ser usados por menores de idade, em duplas ou para transporte de carga. Entre as principais regras, os condutores devem parar nos locais previstos no mapa do aplicativo, a fim de não atrapalhar o trânsito de pessoas e demais veículos.
Ainda, ressalta-se que todas as viagens contam com seguro para acidentes. Atualmente, a JET se tornou a empresa líder do segmento de compartilhamento na América Latina, já abrangendo 40 municípios das cinco regiões brasileiras, e contando com mais de 700 colaboradores. Somente em 2025, a empresa alcançou a marca de 12 milhões de viagens realizadas pela sua frota em todo o Brasil.
Continua depois da publicidade