X

Cotidiano

Baixada está em estado de alerta para deslizamentos

O cenário de risco consta no mapeamento do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), divulgado ontem

Da Reportagem

Publicado em 09/01/2018 às 11:39

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

De acordo com o Climatempo, a Baixada Santista está localizada dentro do fenômeno conhecido como Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) / Rodrigo Montaldi/DL

O acúmulo de chuvas nos últimos dias colocou a Baixada Santista em alerta máximo para a possibilidade de deslizamentos e inundações. O cenário de risco consta no mapeamento do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), divulgado ontem.

O estudo aponta que em todo o centro-norte e leste do Estado de São Paulo, sul de Minas Gerais e região Serrana do Rio de Janeiro é alta a possibilidade de ocorrências de eventos geo-hidrológicos, principalmente em áreas urbanas densamente ocupadas.

De acordo com o Climatempo, a Baixada Santista está localizada dentro do fenômeno conhecido como Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). A região poderá acumular até o dia 10 de janeiro de 100 mm a 200 mm. Há uma preocupação especial com a chuva sobre a Grande São Paulo e em áreas tradicionalmente vulneráveis a chuva persistente como as encostas da Serra do Mar no litoral.

A previsão é de tempo instável com pancadas de chuva a qualquer hora do dia ao longo de toda esta semana nas cidades da Baixada Santista.

Deslizamentos

Nos últimos anos os deslizamentos têm se tornado constante na região. No começo de 2015, pedra, lama e vegetação desceram do morro Santa Terezinha, no Marapé, atingindo casas próximas da encosta. Em 2016 a lama desceu pela encosta do morro e atingiu todos os cômodos de uma ­residência.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Passagem de ônibus não terá aumento em Santos, anuncia prefeito

O preço, portanto, permanecerá em R$ 5,25, valor que vigora desde fevereiro do ano passado

Polícia

Ossada humana é encontrada durante buscas por PM em Guarujá

Luca Romano Angerami, de 21 anos, está desaparecido desde o dia 14

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter