Cotidiano

Bairros Cota de Cubatão terão água tratada

Rede vai beneficiar nove mil moradores das cotas 100 e 200, em 2007

Publicado em 11/03/2013 às 22:25

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Água barrenta e contaminada estão com os dias contados nos bairros Cota 100 e 200, de Cubatão. Cerca de nove mil famílias que residem em áreas desafetadas do Parque Estadual da Serra do Mar, terão água tratada até 2007. A previsão é do administrador regional dos bairros Cota, Amauri José Leme. “São três mil famílias da Cota 100 e seis mil, da Cota 200. É uma antiga reivindicação dos moradores devido a contaminação da água por coliformes fecais”, afirmou.

Empresa contratada pela Sabesp, a Projeplan, já está fazendo a sondagem de subsolo e a demarcação das áreas para a instalação da rede de abastecimento e dos reservatórios. O estudo da Projeplan deverá ficar pronto até o final do ano. Após a conclusão, a Sabesp dará início à licitação para a contratação de empresa que executará as obras.

Moram na região das cotas cerca de 15 mil famílias, mas de acordo com o administrador regional, as casas que não serão abastecidas pela Sabesp, continuarão a ser atendidas pelo Projeto independente Água Limpa. Os técnicos desse programa não fazem o tratamento da água, mas a manutenção das mangueiras e o acompanhamento da qualidade da água, de acordo com Leme.

Para ter água limpa em casa, a diarista, Elvira Silva dos Santos, improvisou um filtro artesanal durante anos. Um pedaço de tecido fica sempre amarrado na torneira da cozinha. “Eu ponho o pano pra evitar terra, folha de árvore, porque eu tenho nojo”, afirmou Elvira mostrando a sujeira que fica no pano. A água que vem da serra é utilizada para lavar roupa e limpeza, mas para beber e cozinhar, só água mineral. Elvira mora na Cota 200 e não vê a hora de ter água tratada.

“Quem tem condições compra galão de água porque a água daqui é muito suja, então a gente evita beber por causa de doenças”, disse o eletrotécnico, Lucinaldo José de Lima. A vendedora autônoma, Waldelice Pereira dos Santos, afirmou que já viu até bichos na água. “A qualidade da água está péssima pra gente”.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software