X

Cotidiano

Bairro Solemar, em Praia Grande, recebe nebulização contra dengue

Cidade intensificou os trabalhos voltados a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 26/03/2015 às 18:31

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Equipes do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande realizaram a nebulização contra dengue de pontos considerados estratégicos no Bairro Solemar durante esta semana. O serviço já foi desenvolvido em outras áreas da Cidade. O Município intensificou os trabalhos voltados a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

A nebulização é realizada atendendo todas as normas do Ministério da Saúde. Por contar com substâncias tóxicas que podem fazer mal a saúde, o procedimento em uma determinada região da Cidade só é autorizada pelo Ministério quando ocorre a confirmação de um caso de dengue naquela localidade. O Município não tem liberação para realizar a ação em qualquer outra situação.

Os técnicos da Zoonoses ressaltam que o produto utilizado tem ação residual tóxica que dura até 20 minutos após a aplicação. Sua eficácia ocorre apenas quando existe o contato direto com o mosquito quando ele está em vôo, ou seja, na fase adulta.

Nebulização contra dengue será realizada no bairro Solemar (Foto: Divulgação/PMPG)

Por isso, a coordenadora do Centro de Zoonoses, Maria Fernanda Gonçalves, destacou a necessidade da população prosseguir com a vigilância sobre água parada, evitando condições favoráveis de criadouros. “O modo mais eficiente de controle da dengue e da proliferação de qualquer tipo de mosquito é com a eliminação da larva e ovo, e não na fase adulta.

Intensificamos todas nossas ações, principalmente em obras e pontos estratégicos em várias regiões da Cidade. Os munícipes precisam colaborar. Cada um deve fazer sua parte no combate à dengue”.

Medidas simples como telar ralos, limpar calhas periodicamente e eliminar pratos de plantas fazem grande diferença. Um grave problema encontrado pelos agentes de combate à dengue, além das casas de veraneio que estão fechadas, é que parte da comunidade apresenta resistência em permitir a entrada dos profissionais nas residências. O comportamento tem atrapalhado o desenvolvimento das atividades em todo o Município.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter