Cotidiano

Avião faz pouso de emergência na BR-116 neste domingo, perto de Juquitiba

A cena causou sustos, preocupação e impressionou quem passava pelo local; FAB classificou o incidente como 'grave'

Márcio Ribeiro, de Peruíbe para o Diário do Litoral

Publicado em 29/09/2025 às 14:44

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O pouso ousado foi realizado em segurança e sem vítimas / Divulgação/FAB

Continua depois da publicidade

Um avião monomotor precisou descer em plena pista da BR-116, neste domingo (28), no km 314,4, em Juquitiba, na pista sentido Curitiba. A cena causou sustos, preocupação e impressionou as pessoas.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O avião que fez o pouso de emergência havia saído de Vargem Grande e sobrevoava Itapecerica da Serra, quando apresentou problemas. De acordo com a concessionária da rodovia Régis Bittencourt, a manobra foi necessária devido a uma pane mecânica no motor.

Continua depois da publicidade

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, a ocorrência foi atendida pela Polícia Federal e pelo Corpo de Bombeiros, que confirmou que não houve feridos nem vazamento de combustível. As equipes atuaram para remover a aeronave da pista.

O pouso ousado foi realizado em segurança e sem vítimas.

Continua depois da publicidade

FAB classifica incidente como "grave"

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou, por meio de nota, que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) destacou investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV) para apurar o caso envolvendo a aeronave de matrícula PP-FOX.

Segundo o órgão, os dados coletados foram analisados tecnicamente e a ocorrência foi classificada como incidente grave. A investigação seguirá os protocolos estabelecidos pelo Anexo 19 à Convenção sobre Aviação Civil Internacional, que trata da gestão da segurança operacional.

O Cenipa reforçou que suas apurações seguem rigorosamente os critérios do Anexo 13 da Convenção, referente à investigação de acidentes e incidentes aeronáuticos.

Continua depois da publicidade

Esses procedimentos estão incorporados na Norma do Sistema do Comando da Aeronáutica (NSCA 3-13), que regulamenta as investigações no Brasil em conformidade com os padrões internacionais da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI).

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software