As aves carniceiras ficam vulneráveis enquanto tomam banho de sol / Pixabay
Continua depois da publicidade
As aves carniceiras costumam usar banhos de sol para prevenirem doenças e possíveis infecções nas penas e na pele. Isso acontece porque as espécies têm contato direto com carne apodrecida, algo que poderia contaminá-los com diversos microrganismos. As informações foram divulgadas inicialmente pelo portal SoCientifica.
O banho de sol diminui consideravelmente a umidade da superfície do corpo de aves como corvos e urubus. Desta forma, a maior parte dos microrganismos não evoluem para uma doença. Num geral, os carniceiros têm estômagos altamente ácidos que contribuem para a reciclagem de nutrientes na natureza.
Continua depois da publicidade
Outra curiosidade é que muitas espécies deitam, se rolam na areia e ficam estendidas até terminarem seu banho de sol. As aves fazem isso para evitar vulnerabilidade enquanto estão se aquecendo, visto que elas ficam mais sonolentas e menos atentas a predadores como gatos domésticos.
Ainda há evidencias de que o banho de sol também sirva como um estimulo para a atividade hormonal de diversos sistemas, sendo um deles a produção de muco pela glândula uropigiana, localizada nas costas do bicho e secreta um muco lipídico que as aves espalham em suas penas para evitar acúmulo de água nas penas.
Continua depois da publicidade
Além disso, é curioso mencionar que as aves aquáticas também utilizam o banho de sol para a temperatura corporal, especialmente nos momentos mais frios do dia. A luz solar também serve para secar as penas antes do voo.
Assista abaixo um vídeo publicado pelo canal O Caboclo do Sertão em que mostra aves carniceiras tomando seus banhos de sol.
Continua depois da publicidade