Cotidiano

Aves carniceiras abrem asas para tomar banho de sol e evitar doenças de pele

Os urubus e corvos utilizam a luz solar para secar suas penas e acabar com microrganismos que poderiam adoecé-los com o tempo

Giovanna Camiotto

Publicado em 19/09/2025 às 13:13

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

As aves carniceiras ficam vulneráveis enquanto tomam banho de sol / Pixabay

Continua depois da publicidade

As aves carniceiras costumam usar banhos de sol para prevenirem doenças e possíveis infecções nas penas e na pele. Isso acontece porque as espécies têm contato direto com carne apodrecida, algo que poderia contaminá-los com diversos microrganismos. As informações foram divulgadas inicialmente pelo portal SoCientifica.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O banho de sol diminui consideravelmente a umidade da superfície do corpo de aves como corvos e urubus. Desta forma, a maior parte dos microrganismos não evoluem para uma doença. Num geral, os carniceiros têm estômagos altamente ácidos que contribuem para a reciclagem de nutrientes na natureza.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• PG: Duas aves ameaçadas de extinção são encontradas no local do novo CT do Santos

• Aves mudam de sexo mais do que se imagina e trazem muitos problemas para cientistas

• Por que não vemos mais aves coloridas nas ruas como antigamente? Estudo da USP explica

Descanso na luz

Outra curiosidade é que muitas espécies deitam, se rolam na areia e ficam estendidas até terminarem seu banho de sol. As aves fazem isso para evitar vulnerabilidade enquanto estão se aquecendo, visto que elas ficam mais sonolentas e menos atentas a predadores como gatos domésticos.

Ainda há evidencias de que o banho de sol também sirva como um estimulo para a atividade hormonal de diversos sistemas, sendo um deles a produção de muco pela glândula uropigiana, localizada nas costas do bicho e secreta um muco lipídico que as aves espalham em suas penas para evitar acúmulo de água nas penas. 

Continua depois da publicidade

Além disso, é curioso mencionar que as aves aquáticas também utilizam o banho de sol para a temperatura corporal, especialmente nos momentos mais frios do dia. A luz solar também serve para secar as penas antes do voo.

Assista abaixo um vídeo publicado pelo canal O Caboclo do Sertão em que mostra aves carniceiras tomando seus banhos de sol.

 

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software