X

Cotidiano

Avenida Santos Dumont receberá 26 mudas de árvores nativas

Ao todo, Cidade já realizou plantio e manutenção de 650 árvores

Da Reportagem

Publicado em 26/05/2020 às 21:02

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Os canteiros foram perfurados obedecendo as dimensões adequadas para o recebimento das mudas / Divulgação/PMG

A Secretaria de Meio Ambiente (Semam), por meio da Diretoria de Áreas de Proteção Ambiental (DAPA), vem realizando um novo projeto de plantio de mudas de árvores nativas, em Vicente de Carvalho. A área beneficiada é o canteiro central fronteiriço ao Terminal da Local Frio, na Avenida Santos Dumont, área que ainda não havia sido trabalhada, devido à dificuldade de plantio no local. Até o momento, foram plantadas quatro mudas, do total das 26 planejadas, alternando entre espécies de sibipiruna, ipê amarelo, ipê roxo e ipê branco.

Os canteiros foram perfurados obedecendo as dimensões adequadas para o recebimento das mudas, removendo camadas de asfalto e concreto para possibilitar o aprofundamento das futuras raízes.

Com essas ações, a Semam objetiva seguir suas diretrizes de manejo arbóreo, substituindo e ampliando o número de espécies adequadas à arborização, ampliando a floresta urbana, trazendo sombreamento para a via e o embelezamento da entrada da Cidade.

Além disso, foi realizada, também, a manutenção de 650 árvores distribuídas entre a Avenida Santa Adelaide e Avenida Mario Daige (Vicente de Carvalho), Avenida Antenor Pimentel (Morrinhos), Avenida Puglisi (Centro) e o quadrilátero no entorno do Campo Benfica (Rua Inácio Nascimento Opazo, 396 - Jardim Santa Maria) e da Escola Estadual Domingos de Souza (Rua Luiz Vaz de Camões, 190 - Jardim Santa Maria).

As ações desenvolvidas fazem parte do Termo de Acordo de Ação Civil pública, homologado judicialmente entre a Prefeitura de Guarujá e o Ministério Público do Estado de São Paulo.

A Semam também realizou o plantio total de 119 mudas em bairros de Vicente de Carvalho e Morrinhos; 65 mudas, no Santo Antônio e 20 no Centro, todas de espécies nativas da Mata Atlântica, bioma da região, em reposição às árvores faltantes por morte ou predação. As atividades de manutenção incluíram a adubação mineral e de matéria orgânica, bem como a poda para remoção do excesso de galhos e redirecionamento da formação das copas.

"A arborização urbana proporciona inúmeros benefícios às cidades, e por isso tem sido tema de contínuos cuidados e avanços no Município. Dentre eles, podemos citar a estabilidade microclimática, que é a manutenção da temperatura e umidade, evitando o aparecimento de ilhas de calor, a melhoria na qualidade do ar, o aumento da permeabilidade do solo, a manutenção da biodiversidade local e, além disso, efeitos sociais e psicológicos de bem-estar", explica o secretário da Semam, Sidnei Aranha.

Para mais informações sobre arborização, poda, plantio e seus benefícios, confira a  Cartilha de Arborização Urbana, disponível no site oficial da Prefeitura (https://www.guaruja.sp.gov.br/meio-ambiente/arborizacao-urbana/).

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter