Nascimento foi anunciado pelo zoológico belga Pairi Daiza, por meio de seu Facebook / Pairi Daiza/Divulgação
Continua depois da publicidade
Considerado extinto há 25 anos, um papagaio nativo do nordeste brasileiro, conhecido como arara-azul ou ararinha-azul (Cyanopsitta spixii), nasceu no último dia 21 de setembro, no Centro de Conservação Pairi Daiza para Espécies de Aves Ameaçadas de Extinção, no sudoeste da Bélgica.
O nascimento foi anunciado pelo zoológico belga Pairi Daiza e faz parte de uma iniciativa que envolve doze dos animais que participam de um programa internacional de reprodução, em colaboração com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no Brasil, e o Zoológico de São Paulo.
Continua depois da publicidade
Desde o dia em que chegaram ao parque, as araras já botaram cem ovos, mas até então nenhum havia sido fertilizado. Entretanto, na 101ª tentativa, o filhote quebrou a casca.
Por meio de uma postagem no Facebook do zoológico, foi divulgado que a ave pesava 13 gramas ao nascer e agora pesa pouco mais de 30 gramas. Mas seus primeiros dias ainda exigem cuidados especiais e gestos extremos para que ela continue viva.
Continua depois da publicidade
Também foi ressaltado que a espécie é a mesma que ficou famosa por conta da animação "Rio", que descreveu o nascimento como um "verdadeiro milagre vivo".
Por conta do cenário de sua espécie, ela não será reintroduzida na natureza, muito menos exposta ao público do zoológico. Nessa condição, a arara-azul se tornará uma reprodutora dentro do programa de conservação do zoológico.