Continua depois da publicidade
O processo de regularização fundiária de 112 lotes, em áreas no Macuco e Morro da Nova Cintra, está avançando com a sanção das leis 2.901 e 2.902, publicadas sábado (6) no Diário Oficial.
Elas autorizam, respectivamente, o Poder Executivo a aprovar os projetos urbanísticos de regularização nas zonas de interesse social (zeis) Clóvis Galvão de Moura Lacerda (48 lotes) e Nova Cintra II (64 lotes), o que será feito com a publicação de decretos contendo as medidas dos lotes, áreas livres e sistemas viários, além das plantas das áreas. Cerca de 130 famílias serão beneficiadas.
Após a aprovação dos projetos de regularização, os imóveis serão emplacados pela Siedi (Secretaria de Infraestrutura e Edificações) e as plantas das áreas encaminhadas ao Cartório de Registro de Imóveis. No caso da área da Nova Cintra II, a demarcação urbanística já foi registrada em cartório. “Essa é uma luta de 17 anos. Estamos muito felizes e na esperança para as obras que o bairro precisa”, diz a presidente da Associação dos Moradores do Caminho Santa Maria (Nova Cintra), Ana Paula Ramos.
Continua depois da publicidade
Os projetos de ambas as zeis foram aprovados pela Comul (Comissão de Urbanização e Legalização) e Comzeis (Comissão Municipal das Zonas Especiais de Interesse Social) e passaram pelas fases de levantamento topográfico e social da área, além da avaliação de risco geológico e ambiental. A regularização fundiária visa oficializar os assentamentos irregulares e prevê a titulação a seus ocupantes, garantindo o direito social à moradia, entre outros benefícios.