Autora de ‘Vale Tudo’ usa nova versão da novela para fazer autorreferência

Os internautas perceberam várias semelhanças entre o roteiro de "Amor de Mãe" (2019) e a nova trama estrelada por Taís Araújo

Raquel em Vale Tudo

Raquel em Vale Tudo | Globo / Fábio Rocha

Os internautas comentam desde a estreia de “Vale Tudo” sobre as semelhanças da novela com o roteiro de “Amor de Mãe”, também escrito por Manuela Dias. As cenas parecidas expõem uma possível crise de criatividade no atual trabalho da autora da TV Globo.

Continua após a publicidade

No início de maio, Manuela deu o primeiro indício de que faria um “plágio próprio” durante um diálogo entre Maria de Fátima (Bella Campos) e César Ribeiro. O ex-casal conversava sobre o futuro familiar da influencer, quando o modelo citou “Amor de Mãe tem limites”, em uma referência clara ao folhetim de 2019.

A autora ainda repetiu uma cena destaque no enredo da vilã, que decide se reaproximar a qualquer custo de Raquel Acioli (Taís Araújo) após descobrir que a mãe escondia uma mala cheia de dólares de Marco Aurélio (Alexandre Nero).

Continua após a publicidade

A tentativa de Fátima deu certo, depois que ela se jogou de uma janela para preocupar a própria mãe. A sequência já tinha existido em “Amor de Mãe”, quando Farula (Mc Cabelinho) se jogou de um muro e quebrou o braço para não cumprir uma missão dada pelo bandidão Marconi (Douglas Silva).

A semelhança não passou despercebida nas redes sociais. “Amo que a Manu não só está fazendo remake de ‘Vale Tudo’, mas também de sua própria novela anterior. Diva do aproveitamento sustentável de tramas”, ironizou um perfil do X (antigo Twitter).

Continua após a publicidade

Nada mudou?

Outro ponto levantado foi o fato de que Manuela Dias resgatou o ator Thiago Martins para viver um aspirante a cantor. Se hoje ele interpreta o pagodeiro Vasco, na trama anterior ele vivia Ryan, que também sonhava em viver da música.

O público notou ainda a existência de personagens que não cumprem seu papel como provedores da família e não pagam pensão. Antes, Carol (Duda Batsow) cobrava o pai Durval (Enrique Díaz) sobre seus direitos. Agora, a cena repetiu entre Vasco e Lucimar (Ingrid Gaigher). 

Continua após a publicidade

A autora resgatou a história trágica de Vitória (Taís Araújo) para desenvolver a falência da Paladar, o restaurante comandado por Raquel e Poliana (Matheus Nachtergaele). A situação teria enfurecido a artista, que somente descobriu a decadência após o início das gravações. O público acusou racismo.

Mais recente, Manuela Dias também atrapalhou o arco adotivo de Cecília (Maeve Jinkings) e Laís (Lorena Lima) ao incluir um personagem misterioso no roteiro de “Vale Tudo”. A autora já tinha escrito um roteiro semelhante na novela de 2019, algo que os telespectadores consideram uma desinformação sobre adoção.

Continua após a publicidade

Aparentemente, ela copiou quase tudo. Menos o roteiro original da novela.