Raquel em Vale Tudo / Globo / Fábio Rocha
Continua depois da publicidade
Os internautas comentam desde a estreia de "Vale Tudo" sobre as semelhanças da novela com o roteiro de "Amor de Mãe", também escrito por Manuela Dias. As cenas parecidas expõem uma possível crise de criatividade no atual trabalho da autora da TV Globo.
No início de maio, Manuela deu o primeiro indício de que faria um "plágio próprio" durante um diálogo entre Maria de Fátima (Bella Campos) e César Ribeiro. O ex-casal conversava sobre o futuro familiar da influencer, quando o modelo citou "Amor de Mãe tem limites", em uma referência clara ao folhetim de 2019.
Continua depois da publicidade
A autora ainda repetiu uma cena destaque no enredo da vilã, que decide se reaproximar a qualquer custo de Raquel Acioli (Taís Araújo) após descobrir que a mãe escondia uma mala cheia de dólares de Marco Aurélio (Alexandre Nero).
A tentativa de Fátima deu certo, depois que ela se jogou de uma janela para preocupar a própria mãe. A sequência já tinha existido em "Amor de Mãe", quando Farula (Mc Cabelinho) se jogou de um muro e quebrou o braço para não cumprir uma missão dada pelo bandidão Marconi (Douglas Silva).
Continua depois da publicidade
A semelhança não passou despercebida nas redes sociais. “Amo que a Manu não só está fazendo remake de 'Vale Tudo', mas também de sua própria novela anterior. Diva do aproveitamento sustentável de tramas”, ironizou um perfil do X (antigo Twitter).
Outro ponto levantado foi o fato de que Manuela Dias resgatou o ator Thiago Martins para viver um aspirante a cantor. Se hoje ele interpreta o pagodeiro Vasco, na trama anterior ele vivia Ryan, que também sonhava em viver da música.
O público notou ainda a existência de personagens que não cumprem seu papel como provedores da família e não pagam pensão. Antes, Carol (Duda Batsow) cobrava o pai Durval (Enrique Díaz) sobre seus direitos. Agora, a cena repetiu entre Vasco e Lucimar (Ingrid Gaigher).
Continua depois da publicidade
A autora resgatou a história trágica de Vitória (Taís Araújo) para desenvolver a falência da Paladar, o restaurante comandado por Raquel e Poliana (Matheus Nachtergaele). A situação teria enfurecido a artista, que somente descobriu a decadência após o início das gravações. O público acusou racismo.
Mais recente, Manuela Dias também atrapalhou o arco adotivo de Cecília (Maeve Jinkings) e Laís (Lorena Lima) ao incluir um personagem misterioso no roteiro de "Vale Tudo". A autora já tinha escrito um roteiro semelhante na novela de 2019, algo que os telespectadores consideram uma desinformação sobre adoção.
Aparentemente, ela copiou quase tudo. Menos o roteiro original da novela.
Continua depois da publicidade