Audiência vai debater armazéns 1 ao 8 do Valongo

Nela, está confirmada a presença de representantes da Prefeitura e da comissão especial de vereadores responsável pelo assunto

Comentar
Compartilhar
11 ABR 2018Por Da Reportagem08h20
Desde 2001, a revitalização dos armazéns é discutida com as autoridades. A ideia é construir passarelas, um prédio, estacionamento e praçaFoto: Rodrigo Montaldi/DL

Hoje, às 15 horas, no auditório da Câmara de Santos, o vereador Geonísio Pereira Aguiar, o Boquinha (PSDB), irá fazer uma audiência pública sobre o novo projeto de revitalização para a região entre os armazéns um ao oito do Valongo.

Conforme já noticiado, o projeto está previsto para ser concluído até o final deste ano e tem a ideia de implantar um complexo de turismo e lazer.

Na audiência está confirmada a presença de representantes da Prefeitura e da comissão especial de vereadores responsável pelo assunto.

Ideia

A ideia do projeto era criar duas passarelas para pedestres, com acesso do público aos armazéns com segurança e um prédio, que avançaria sobre o canal do estuário.

O lugar também contaria com uma área com estacionamento subterrâneo e uma nova praça, integrada à Estação do Valongo e ao Museu Pelé. O orçamento deste projeto estava por volta de R$ 200 milhões e incluía a solução do conflito rodoviário e a revitalização da área.

MP

Entretanto, nos últimos dias, um acordo entre o Ministério Público do Estado e a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) prevê a demolição controlada dos armazéns do cinco ao oito, que irão servir para subsidiar com material histórico na recuperação dos armazéns um ao quatro.

Desde 2001, a revitalização dos armazéns é discutida. E devido a várias informações, o vereador Boquinha irá abrir espaço para que os representantes locais expliquem melhor a ideia do projeto.

“São várias notícias e várias informações. Acredito que audiência irá servir para que os representantes expliquem o que será feito com os armazéns e o gasto que eles terão com isso”, declara o vereador.