X

Cotidiano

Audiência pública discute Alegra Centro

Propostas foram apresentadas em audiência pública na noite da última terça-feira (12), no Centro Administrativo da Prefeitura

Da Reportagem

Publicado em 14/02/2019 às 08:40

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A lei do Alegra Centro, em vigência há 15 anos, define os elementos que compõem a paisagem urbana e fixa normas / Divulgação/PMS

Incentivos para reocupação, adensamento sustentável e implantação de habitações na região central. Essas são algumas das propostas que constam na revisão do Alegra Centro e foram apresentadas em audiência pública na noite da última terça-feira (12), no Centro Administrativo da Prefeitura.

A lei do Alegra Centro, em vigência há 15 anos, define os elementos que compõem a paisagem urbana, fixa normas, padrões e incentivos fiscais. Abrange os bairros Valongo, Chinês, Centro, Paquetá, Porto Valongo, Porto Paquetá, Vila Nova e Vila Mathias.

Em 2018, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) começou a elaborar uma proposta de revisão da lei. Ela já foi discutida nos conselhos Municipal de Desenvolvimento Urbano, de Cultura e Turismo, além ter sido objeto de audiências com a população, profissionais das áreas de engenharia, construção e comércio. A Prefeitura ainda ouviu a população por meio de consulta pública no Santos Portal.

Mudanças

Na audiência desta terça, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Júlio Eduardo dos Santos, explicou que a Administração tem a atualizado as legislações que regem o ordenamento da Cidade como o Plano Diretor, Lei de Uso e Ocupação do Solo e o Código de Edificações. “Agora, chegou a vez do Alegra Centro. São atualizações necessárias para responder às próprias mudanças que a sociedade atravessa ao longo do tempo”.

Os principais objetivos da atualização são reverter os processos de esvaziamento da área; promover a preservação e recuperação do meio ambiente construído, do patrimônio cultural, histórico, artístico e paisagístico; promover o adensamento sustentável e a renovação urbana ao longo das linhas de transporte público; promover a revitalização urbana com o aprimoramento das relações de cidadania;  propor a ampliação e a melhoria da rede de serviços públicos, especialmente os de caráter social, a exemplo de educação, saúde, cultura, esportes, transportes públicos e assistência social; promover a área como polo de desenvolvimento educacional, tecnológico, de inovação e de economia criativa; desenvolver as potencialidades do Centro Histórico para que se consolide como destino turístico e cultural.

Incentivos

Entre as alterações que constam na minuta estão o incentivo ao uso habitacional; incentivo fiscal para proprietários de imóveis preparados para instalação elétrica subterrânea e padronização de calçadas.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter