Continua depois da publicidade
Durante reunião do Fórum da Agenda 21, realizada na última segunda-feira (14), a equipe da Força-tarefa apresentou o trabalho desenvolvido pelo grupo que faz a contenção de invasões de áreas na Cidade. Atuando em várias frentes, inclusive na remoção das ocupações irregulares na Serra do Guararu e em outras regiões da Cidade, a equipe colabora com a preservação do meio ambiente e seus biomas.
A coordenadora da Força-tarefa, Valéria Amorim da Silva, realizou a apresentação do trabalho da equipe na Agenda 21 e afirmou que a integração com outros entes da sociedade, como a realizada neste semestre com o Conselho Gestor da Serra do Guararu, é fundamental para o sucesso do trabalho Força-tarefa e a preservação ambiental.
Continua depois da publicidade
“A gente fica feliz em trabalhar de forma integrada para a preservação do meio ambiente. O que Guarujá mais vende é sua natureza e a nossa intenção é trabalhar em conjunto e de forma integrada. O que desejamos é que essa integração possa aumentar e se perpetuar com o passar do tempo”, disse.
Atualmente, a equipe está combatendo o roubo de água da Sabesp na Vila Nova (Morrinhos) e realiza, rotineiramente, operações para fechar estabelecimentos comerciais e festas que mantêm o som acima dos limites permitidos por lei.
Continua depois da publicidade
Esse trabalho, aliado ao monitoramento das invasões, inibe o avanço urbanístico desordenado e irregular. A ação é importante na preservação do meio ambiente, pois as invasões ocorrem em Áreas de Preservação Permanente (APPs) e Mata Atlântica. A Força-tarefa já realizou, este ano, a demolição de 15 barracos no Parque Chico Mendes (Perequê), Favela Pequena (Vicente de Carvalho), Urupês e Cantagalo (Enseada).
A Força-tarefa é um grupo de trabalho formado por guardas civis municipais, Polícias Civil e Militar, Ministério Público Estadual e técnicos municipais de Posturas, Comércio e Vigilância Sanitária. A equipe é coordenada pela Secretaria Municipal de Defesa e Convivência Social