X

Cotidiano

Ato celebra dia contra intolerância religiosa

O movimento existe há 13 anos e engloba em torno de 17 comunidades religiosas

Vanessa Pimentel

Publicado em 21/01/2017 às 11:02

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

José de Abreu, um dos organizadores do evento, convida a todos a participarem da comemoração. “O tema este ano será ‘Na Essência Somos Todos Um’”, adianta ele / Rodrigo Montaldi/DL

Para fortalecer a campanha de respeito às religiões e conscientizar a população sobre o assunto, o Movimento Inter-religioso pela Cidadania, juntamente com a Prefeitura de Santos e o Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra realizam hoje, às 19h30, um Ato Inter-religioso no Centro Cultural Israelita Brasileiro, na Avenida Conselheiro Nébias, 254, com entrada franca. A organização existe há 13 anos e engloba em torno de 17 comunidades religiosas.

Estarão presentes, além das autoridades civis e militares, os representantes das comunidades religiosas que compõem o Movimento Inter-religioso bem como outras que se fizeram representar para uma abordagem sobre essa data.

“Cada membro de cada comunidade terá dois minutos para falar sobre sua visão da intolerância religiosa. Neste ano, o tema será ‘Na Essência Somos Todos Um’, explica José de Abreu, um dos organizadores.

A banda do 6º BPM-I foi convidada para realizar a abertura do evento com o Hino Nacional Brasileiro e o Hino Oficial da Cidade.

Instituída em 2007 pela Lei 11.635, a data é em memória à iyalorixá Gildásia dos Santos e Santos, a mãe Gilda. Em 1999, ela teve sua casa invadida e seu terreiro depredado após a publicação de uma reportagem acusando o Candomblé de charlatanismo.  

Caso recente

Em junho de 2015, no Rio de Janeiro, uma menina de 11 anos, praticante de Candomblé, foi apedrejada na cabeça e insultada por dois homens que portavam Bíblias nas mãos. O fato despertou a atenção do público para a intolerância religiosa no Brasil e o preconceito contra as religiões de matrizes africanas, além de ressaltar a importância dos encontros inter-religiosos a fim de buscar a paz entre as crenças.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

105 escrituras definitivas são entregues a moradores da Vila Natal, em Cubatão

Evento faz parte do processo de regularização fundiária que vem sendo implementado no município desde 2017

Santos

Grupo de caminhada em policlínica de Santos, irá recomeçar nesta quarta (24)

Ao chegar na policlínica, o munícipe será cadastrado na unidade para o acompanhamento da saúde

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter