Continua depois da publicidade
Guarujá obteve destaque no Campeonato Brasileiro de Kickboxing, organizado pela Confederação Brasileira de Kickboxing (CBKB) e disputado no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, nos dias 10 e 11 de maio. Paulo Freitas, de 31 anos, e Genival Azevedo, o ‘’Val‘’, de 36 anos, foram campeões nas categorias Low Kicks e Full Contact, respectivamente. Nesta última categoria, o vice-campeão também saiu de Guarujá: o segundo colocado foi Clovis Andrade, de 33 anos.
Os bons resultados não pararam por ai. Andressa Freitas, de 26 anos, esposa de Paulo Freitas, foi a vice-campeã do Low Kicks feminino. Outra munícipe também subiu no pódio. Trata-se de Renata Panzenboeck, de 15 anos, que alcançou a terceira colocação na categoria Light Contact sub-17. Também guarujaenses, Marcelo Nascimento e Paloma Slater não obtiveram colocações em suas categorias.
Continua depois da publicidade
Os atletas fazem parte da Equipe Paulo Freitas, que treina na Academia Bio Fitness, no centro da cidade. “É gratificante passar o que eu amo para as pessoas assim como as doutrinas, princípios e valores das artes marciais”, diz o atleta que dá nome à equipe. O extenso currículo de títulos de Paulo Freitas passa pelo sul-americano e o Torneio dos Campeões, além de cinco campeonatos brasileiros seguidos na categoria Low Kicks.
Paulo Freitas nasceu, reside e treina no Guarujá. Há 18 anos, um amigo o apresentou a arte marcial pela qual começou a se dedicar. Hoje, é pela atividade que Freitas ganha a vida ao dar aulas em academias da cidade e participar de competições da modalidade.
Continua depois da publicidade
O título teve um sabor especial para Freitas, que conta que chegou à competição tendo perdido a sua luta mais recente. ‘‘Eu tinha vindo de uma derrota no sábado anterior, mas consegui me recuperar e ganhar o título’’, comemora. Com a colocação, os atletas Clovis Andrade, Andressa Freitas e Val Azevedo, além de Paulo Freitas, representarão Guarujá na Copa do Mundo de Kickboxing, a ser realizada ainda em 2014 em Cancun, no México.