X

Cotidiano

Ativista já sai às ruas de São Petersburgo

No primeiro contato com a família, que mora em Porto Alegre, a bióloga confirmou que passou a primeira noite fora da prisão na casa da advogada russa

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 22/11/2013 às 22:39

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A bióloga brasileira Ana Paula Maciel já circula pelas ruas de São Petersburgo, na Rússia, dois dias depois de deixar a prisão, mas ainda não sabe o que poderá fazer nos próximos dias e nem quando voltará ao Brasil. Ana Paula esteve em duas cadeias russas, entre 19 de setembro e 20 de novembro, por ter participado de um protesto do Greenpeace contra a exploração de petróleo no Ártico. Obteve a liberdade condicional sob pagamento de fiança, custeada pela organização, mas terá de ficar naquele país até o caso ser julgado e não foi informada ainda de quais movimentos poderá fazer.

No primeiro contato com a família, que mora em Porto Alegre, a bióloga confirmou que passou a primeira noite fora da prisão na casa da advogada russa, à espera da libertação de outros companheiros do Greenpeace. Desde quinta-feira, 21, todos os que foram liberados estão em um hotel. A mãe, Rosângela, conta que a ligação foi rápida. "Não deu tempo para ela contar detalhes", revela. "Mas deu para saber que ela está bem e para informar que nós também estamos." Ana Paula recebeu a informação de que a mãe e a sobrinha Alessandra vão vê-la na Rússia nos próximos dias e, segundo a mãe, ficou muito feliz. A data da viagem ainda não está marcada.

A bióloga brasileira Ana Paula Maciel já circula pelas ruas de São Petersburgo (Foto: Divulgação/Greenpeace)

Em entrevista ao jornal gaúcho Zero Hora intermediada pelo Greenpeace, a ativista contou que, na nova situação, pode escolher o horário de ver televisão e desligar a lâmpada para dormir quando quiser, o que nem sempre conseguia na prisão. Também mostrou-se disposta, agradecida à assistência da embaixada brasileira e ansiosa pelo reencontro com os familiares.

Mesmo considerando ter vivido um período "difícil", Ana Paula considera que o que está passando valeu a pena por chamar a atenção para a exploração e consumo do petróleo, que estaria provocando o aquecimento global, o derretimento das geleiras e, paradoxalmente, abrindo com isso novas fronteiras para a exploração. Afirmou que não está arrependida e sustentou que a ação do Greenpeace foi pacífica e a reação do governo russo desproporcional. Sugeriu, enfim, que todos façam algo para salvar o Ártico em atitudes muito simples como as de reduzir o uso do automóvel e de embalagens, sobretudo de plástico.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

PAT de Praia Grande oferta novas oportunidades de emprego

Candidato deve possuir cadastro no PAT de Praia Grande

Itanhaém

Corrida 492 anos de Itanhaém acontece neste domingo (28)

Competição contará com a participação de atletas de 15 a 70 anos,

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter