X

Cotidiano

Atividades esportivas fazem a inclusão de cerca de 400 pessoas

Estão disponíveis aulas de natação, basquete, capoeira, musculação, surfe e hidroginástica. Destes, 150 já estão incluídos nas aulas com pessoas sem deficiência

Da Reportagem

Publicado em 26/03/2018 às 20:16

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Trabalho é realizado pela Seção de Esportes Adaptados, da Secretaria de Esportes / Divulgação/PMS

Levar pessoas com deficiência à prática do esporte em aulas exclusivas e sempre buscar a inclusão. Esse é trabalho da Seção de Esportes Adaptados, da Secretaria de Esportes. São atendidas cerca de 400 pessoas nas aulas de natação, basquete, capoeira, musculação, surfe e hidroginástica. Destes, 150 já estão incluídos nas aulas com pessoas sem deficiência.

O professor André Chang explica a importância do trabalho. "Supre uma lacuna que normalmente acontece com esse público. Por preconceito da sociedade ou da família, muitos acabam se isolando em casa. Aqui podem se exercitar, conhecer uma modalidade esportiva e, acima de tudo se integrar a principio entre eles e depois com os outros através da inclusão".

Sérgio Lamberti, 15 anos, autista, é aluno de basquete e natação. "Morávamos no Rio de Janeiro e ele fazia natação. Quando mudamos, tínhamos a preocupação de poder proporcionar o que ele já tinha lá, mas com baixo custo. Há dois anos começou a fazer as atividades e não gastamos nada. A melhora é nítida. Mudou comportamento, convívio, socialização e fala", relata a mãe, Tais Lamberti.

Cristiano Xavier, 31 anos, teve perda parcial do movimento nas pernas há três anos. "Faz seis meses que passei a frequentar as aulas de basquete sobre rodas e musculação. Ganhei mais mobilidade, autonomia no dia a dia, e o convívio social que é importante. Em fevereiro tive a experiência de participar de uma etapa do Circuito Brasileiro de Paratletismo. Me sinto auxiliado pelo que recebo e, ao mesmo tempo já sirvo de exemplo para os mais novos".

Integração e carinho

Nas aulas de capoeira, o professor Cícero França, o Mestre Tatú, recebe muito carinho dos alunos. "É uma atividade que serve para pessoas com deficiências variadas, não tem pré-requisito; se adapta à limitação gerando desenvolvimento de habilidades que os alunos não possuíam. A música atrai os alunos.

Valdenice Mariano é mãe do Anderson, 36, que tem síndrome de Down e faz aulas há 20 anos. "Isso é a vida dele, faz capoeira, basquete, natação e está se interessando pelo ciclismo. Aqui nos sentimos em uma família. Os professores são maravilhosos com os alunos, mas esse é fora de série, não existe igual. Tem pessoas que são fãs de artistas, eu sou fã do Cícero".

Serviço

Interessados nas atividades devem ir à Seção de Esportes Adaptados (Sespad), na Secretaria de Esportes (Praça José Rebouças s/nº, Ponta da Praia), de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h. O professores fazem a avaliação e encaminham os alunos para as modalidades mais adequadas.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Atenção São Vicente! Município anuncia cadastramento do IPTU para 2025; entenda

Contribuintes poderão solicitar o boleto digital a partir de 1 de maio

Variedades

Com crise ambiental como tema, banda santista lança álbum 'Terra Terror!'

Lucas Reis, vocalista, guitarrista e líder da Missão Lunar, aponta a inspiração em influências de David Bowie na obra

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter