X

Cotidiano

Atiradores abrem fogo contra evento sobre liberdade de expressão em Copenhagen

Cerca de 30 balas atravessaram as janelas do café Krudttoenden e ao menos duas pessoas foram retiradas do local em macas

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 14/02/2015 às 18:04

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Atiradores abriram fogo contra um café em Copenhagen na manhã deste sábado, enquanto o local abrigava um evento em favor da liberdade de expressão onde estava artista sueco Lars Vilks. O desenhista já havia recebido diversas ameaças por publicar caricaturas do profeta Maomé em 2007.

Cerca de 30 balas atravessaram as janelas do café Krudttoenden e ao menos duas pessoas foram retiradas do local em macas, incluindo um policial uniformizado, afirmou o canal de televisão local TV2. Helle Merete Brix, uma das organizadoras do evento, disse que Vilks estava presente no momento dos tiros, mas não foi ferido.

"Eu vi um homem mascarado correndo", contou ela. "Alguns policiais ficaram feridos", disse, acrescentado que considerava o atentado um ataque contra a vida do artista.

O café no norte de Copenhagen, conhecido por seus concertos de Jazz, recebia o evento chamado "Arte, Blasfêmia e liberdade de expressão" quando os tiros foram disparados. Niels Ivar Larsen, um dos palestrantes do encontro, disse à TV2 que ao menos duas pessoas foram feridas.

O embaixador francês na Dinamarca, François Zimeray, também participava da conferência, mas já publicou uma mensagem em seu Twitter avisando que estava vivo.

Após os ataques contra a revista satírica Charlie Hebdo, em Paris, no começo do ano, Vilks havia dito à Associated Press que cada vez menos organizações o chamavam para eventos devido às preocupações de segurança. Ele afirmou também que achava que o serviço secreto da Suécia, que emprega guarda-costas para protegê-lo, reforçaria ainda mais a segurança em torno dele.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nacional

A importância da inclusão e acessibilidades de pessoas com deficiência no trabalho

Ingrid Raunaimer é advogada trabalhista e destaca o papel social das empresas, desde o recrutamento inclusivo até as políticas internas de combate ao preconceito

Economia

Com mercado imobiliário aquecido, Centro de Santos está na mira de investidores

Secretário de Urbanismo explica as medidas que foram tomadas para que investidores voltassem a enxergar o potencial da região central

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter