Atendimentos do Serviço Cata Coisa crescem em Guarujá

Neste primeiro quadrimestre, o setor registrou um crescimento de 177% em relação ao mesmo período do ano passado

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03 JUN 2019Por Da Reportagem18h33
A ampliação veio com a aquisição de mais um caminhão, em julho de 2018Foto: Divulgação/PMG

Com o tempo, os materiais vão se desgastando e perdendo sua funcionalidade.  Nessas situações, o descarte se torna inevitável. Pensando nisso, a Prefeitura de Guarujá, por meio da diretoria de Limpeza Urbana, expandiu o atendimento do serviço Cata Coisa nos últimos meses. Neste primeiro quadrimestre, o setor registrou um crescimento de 177% em relação ao mesmo período do ano passado.

A ampliação veio com a aquisição de mais um caminhão, em julho de 2018, que mudou a periodicidade do serviço de quinzenal para semanal. A aquisição do equipamento vem possibilitando um aumento gradual de agendamentos. Além da integração de mais um caminhão, a divulgação do serviço foi determinante para a obtenção dos resultados.

"Conforme os munícipes foram tomando conhecimento da oferta através das redes sociais, líderes comunitários e a própria experiência com o serviço, cada vez mais agendamentos foram realizados", afirmou o assistente do setor, Jean Henrique Gomes.

De acordo com a diretoria, de janeiro a abril de 2018, foram efetuados 518 agendamentos. Já em 2019, o mesmo período registrou 1.437. Deste total, 729 atendimentos foram realizados nos bairros de Vicente de Carvalho e o restante, em Guarujá.

O programa visa diminuir o descarte irregular de madeiras, móveis, colchões e eletrodomésticos em vias públicas, canteiros centrais, córregos, canais, terrenos públicos, entre outros. Embora haja diversidade nos tipos de materiais descartados para o Cata Coisa, os itens mais coletados são madeiras e móveis usados.

"A praticidade do serviço permite ao munícipe cooperar para que as vias permaneçam limpas por mais tempo, o que, em longo prazo, permitirá à Prefeitura reprogramar seu sistema de limpeza, uma vez que, hoje, determinados serviços são utilizados estritamente para tratar o problema do descarte irregular", comentou o diretor Carlos Alberto de Souza.

Bairros mais atendidos

Pae Cará - 277
Santa Rosa - 108
Jardim Boa Esperança - 83
Vila Alice - 80
Perequê - 74
Santo Antônio - 61
Vila Áurea - 54
Jardim Progresso - 50

Serviço

Para agendar o Cata Coisa, o munícipe deve ligar para a Diretoria de Limpeza Urbana por meio do telefone 3344-3312. O setor funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h30 e das 14 às 16h30. Vale lembrar que o caminhão não recolhe entulho e nem restos vegetais, como poda de árvore e galhos. Neste caso, o munícipe deve contratar um serviço particular de caçambas.

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