VLI DESKTOP TOPO
SABESP AGOSTO MOB

Atendimento médico veterinário gratuito é ampliado em Santos

Prefeitura dobrou a capacidade de atendimento médico veterinário inaugurando a terceira unidade de saúde animal, no Jardim Botânico Chico Mendes

Comentar
Compartilhar
06 JAN 2020Por Da Reportagem17h01
A unidade funciona desde o dia 26 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16hFoto: Divulgação/PMS

O atendimento médico veterinário gratuito foi  ampliado em Santos. O vereador Antonio Carlos Banha Joaquim (MDB) solicitou à prefeitura, por meio de requerimento, unidade volante para atendimento médico veterinário gratuito. O parlamentar encaminhou o requerimento ao Executivo Municipal em atendimento aos munícipes que possuem animais de estimação e não têm condições de custear despesas com internações, exames e cirurgias em clínicas veterinárias particulares.

A solicitação foi atendida. No último dia 20 de dezembro, a Prefeitura dobrou a capacidade de atendimento médico veterinário inaugurando a terceira unidade de saúde animal, no Jardim Botânico Chico Mendes, no bairro Bom Retiro, na Zona Noroeste.

“Muitos animais acabam sendo abandonados ou morrem por falta de atendimento adequado por causa do alto custo, por isso a importância de o Município oferecer serviços de internação, exames e cirurgias gratuitamente à população mais carente, que não tem recursos para socorrer o seu bichinho de estimação”, afirma Banha.

A unidade foi inaugurada com a expectativa de atender a mesma demanda mensal do equipamento do Jabaquara - de 800 a mil atendimentos e 500 castrações por mês. A unidade funciona desde o dia 26 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h, com entrada pela Rua Amadeo Barbielini s/nº.

A nova unidade ampliará o trabalho da Coordenadoria de Defesa da Vida Animal (Codevida), ligada à Secretaria de Meio Ambiente (Semam), oferecendo atendimento prioritário para animais da população de baixa renda desta região da Cidade e dos morros, que já estejam castrados, com exceção das emergências. Responsáveis por bichos não castrados devem agendar a cirurgia na própria unidade.

Com capacidade para atender 12 novas consultas por dia, além de retornos e emergências, o espaço tem sala para fluidoterapia, dois consultórios, quatro banheiros (dois com acessibilidade), copa, área administrativa e recepção, além da unidade cirúrgica móvel em um trailer para cirurgias agendadas e emergências. 

Com quase 110 m², o edifício térreo, que anteriormente servia de depósito para a Coordenadoria de Paisagismo, foi reformado com recursos de verba parlamentar do deputado estadual Caio França. O trailer para unidade cirúrgica móvel foi com emenda do deputado federal Ricardo Izar.