X

Cotidiano

Atendimento médico veterinário gratuito é ampliado em Santos

Prefeitura dobrou a capacidade de atendimento médico veterinário inaugurando a terceira unidade de saúde animal, no Jardim Botânico Chico Mendes

Da Reportagem

Publicado em 06/01/2020 às 17:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A unidade funciona desde o dia 26 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h / Divulgação/PMS

O atendimento médico veterinário gratuito foi  ampliado em Santos. O vereador Antonio Carlos Banha Joaquim (MDB) solicitou à prefeitura, por meio de requerimento, unidade volante para atendimento médico veterinário gratuito. O parlamentar encaminhou o requerimento ao Executivo Municipal em atendimento aos munícipes que possuem animais de estimação e não têm condições de custear despesas com internações, exames e cirurgias em clínicas veterinárias particulares.

A solicitação foi atendida. No último dia 20 de dezembro, a Prefeitura dobrou a capacidade de atendimento médico veterinário inaugurando a terceira unidade de saúde animal, no Jardim Botânico Chico Mendes, no bairro Bom Retiro, na Zona Noroeste.

“Muitos animais acabam sendo abandonados ou morrem por falta de atendimento adequado por causa do alto custo, por isso a importância de o Município oferecer serviços de internação, exames e cirurgias gratuitamente à população mais carente, que não tem recursos para socorrer o seu bichinho de estimação”, afirma Banha.

A unidade foi inaugurada com a expectativa de atender a mesma demanda mensal do equipamento do Jabaquara - de 800 a mil atendimentos e 500 castrações por mês. A unidade funciona desde o dia 26 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h, com entrada pela Rua Amadeo Barbielini s/nº.

A nova unidade ampliará o trabalho da Coordenadoria de Defesa da Vida Animal (Codevida), ligada à Secretaria de Meio Ambiente (Semam), oferecendo atendimento prioritário para animais da população de baixa renda desta região da Cidade e dos morros, que já estejam castrados, com exceção das emergências. Responsáveis por bichos não castrados devem agendar a cirurgia na própria unidade.

Com capacidade para atender 12 novas consultas por dia, além de retornos e emergências, o espaço tem sala para fluidoterapia, dois consultórios, quatro banheiros (dois com acessibilidade), copa, área administrativa e recepção, além da unidade cirúrgica móvel em um trailer para cirurgias agendadas e emergências. 

Com quase 110 m², o edifício térreo, que anteriormente servia de depósito para a Coordenadoria de Paisagismo, foi reformado com recursos de verba parlamentar do deputado estadual Caio França. O trailer para unidade cirúrgica móvel foi com emenda do deputado federal Ricardo Izar.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

PAT de Praia Grande oferta novas oportunidades de emprego

Candidato deve possuir cadastro no PAT de Praia Grande

Itanhaém

Corrida 492 anos de Itanhaém acontece neste domingo (28)

Competição contará com a participação de atletas de 15 a 70 anos,

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter