Nas áreas de serra, o nevoeiro pode se apresentar de forma mais densa, reduzindo significativamente a visibilidade e afetando o tráfego / Freepik
Continua depois da publicidade
A Defesa Civil do Estado de São Paulo, com base em análises do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), emitiu um alerta sobre a permanência de condições meteorológicas favoráveis à formação de nevoeiros em diversas regiões paulistas ao longo dos próximos dias, até pelo menos sexta-feira (11).
Segundo o órgão, o fenômeno é provocado pela ausência de nuvens, que facilita a perda de calor da superfície terrestre durante a noite.
Continua depois da publicidade
Com o resfriamento, a umidade do ar se condensa, resultando na formação de neblina, principalmente nas primeiras horas da manhã. À medida que o sol aparece e a temperatura sobe, a tendência é de dissipação gradual do nevoeiro.
As áreas com maior probabilidade de ocorrência são as regiões de Itapeva, Sorocaba, Campinas, Bauru e Araraquara, além dos Vales do Ribeira e do Paraíba, a Região Metropolitana de São Paulo, a Baixada Santista, o Litoral Norte e a Serra da Mantiqueira.
Continua depois da publicidade
Nas áreas de serra, o nevoeiro pode se apresentar de forma mais densa, reduzindo significativamente a visibilidade e afetando o tráfego, especialmente em rodovias e vias locais.
Diante do cenário, a Defesa Civil orienta motoristas a adotarem medidas de segurança, como:
Reduzir a velocidade
Continua depois da publicidade
Utilizar faróis baixos, mesmo durante o dia
Manter distância segura entre os veículos
Redobrar a atenção em curvas e aclives
Continua depois da publicidade
O monitoramento das condições meteorológicas segue de forma ininterrupta, com atualizações sendo divulgadas sempre que necessário para garantir a segurança da população.