X

Cotidiano

Ataques contra civis no Iêmen são crimes de guerra, diz Human Rights Watch

"Os civis em Aden [cidade no Sul do Iêmen] estão numa situação desesperadora, mesmo sem serem atacados, detidos e sequestrados", disse Joe Stork, diretor adjunto da entidade

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 07/05/2015 às 13:32

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A organização de direitos humanos Human Rights Watch (HRW) apelou hoje (7) para que os rebeldes xiitas e seus aliados no Iêmen façam todos os esforços possíveis para minimizar o impacto do conflito sobre os civis.

"Os ataques deliberados contra civis e a manutenção de reféns constituem crimes de guerra", afirmou a entidade em comunicado.

"Os civis em Aden [cidade no Sul do Iêmen] estão numa situação desesperadora, mesmo sem serem atacados, detidos e sequestrados", disse Joe Stork, diretor adjunto para o Oriente Médio e Norte da África da HRW.

"Os líderes dos huthis [rebeldes xiitas] e de outras forças devem proteger os civis", acrescentou o responsável da organização com sede em Nova York.

A HRW deu o exemplo de duas mulheres em Aden atingidas por balas em incidentes distintos em 17 e 18 de abril, que morreram antes de os seus parentes encontrarem um lugar onde pudessem receber tratamento.

Pelo menos 32 pessoas foram mortas e 67 feridas por mísseis disparados na quarta-feira (6) contra civis que fugiam por mar dos combates no centro de Aden, segundo um dirigente dos serviços de saúde da cidade.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), é preocupante o aumento da violência no Iêmen, onde uma coligação liderada pela Arábia Saudita faz ataques aéreos contra os rebeldes xiitas huthis, que, em setembro, tomaram várias regiões do país e forçaram o presidente Abd Rabbo Mansour Hadi a fugir para o território saudita. Os huthis conquistaram a capital Sana em fevereiro e, em março, avançaram para a cidade portuária de Aden.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

PAT de Praia Grande oferta novas oportunidades de emprego

Candidato deve possuir cadastro no PAT de Praia Grande

Itanhaém

Corrida 492 anos de Itanhaém acontece neste domingo (28)

Competição contará com a participação de atletas de 15 a 70 anos,

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter