X

Cotidiano

Ataque de rebeldes mata 21 no Iraque

Na cidade de Tuz Khormato, um homem-bomba explodiu próximo a um ponto de controle de um centro de votação e matou seis pessoas

Publicado em 28/04/2014 às 10:50

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Militantes rebeldes do Iraque desencadearam mais uma onda de ataques contra locais de votação das eleições parlamentares. Segundo as autoridades, 21 pessoas morreram nesta segunda-feira, a dois dias do pleito nacional. A onda de ataques é uma nova tentativa de sabotar o processo de votação e desencorajar os cerca de 22 milhões de eleitores cadastrados e aptos a votar na primeira eleição do país desde 2011, quando os Estados Unidos invadiram o território iraquiano.

Na cidade de Tuz Khormato, cerca de 200 quilômetros de Bagdá, um homem-bomba explodiu próximo a um ponto de controle de um centro de votação e matou seis pessoas, ferindo outras quatro. Em Kirkuk, um outro suicida matou seis policiais e feriu sete. Também houve ataques em Mansour, Azamiyah e Habbaniyah, com um total de oito pessoas assassinadas.

Hoje, cerca de um milhão de militares e policiais estão antecipando seus votos para trabalharem na proteção dos locais de votação e no policiamento intensivo das cidades no dia oficial das eleições. Pacientes internados em hospitais, equipes médicas e presos também votaram nesta segunda-feira.

Mais de nove mil candidatos estão disputando 328 vagas no Parlamento. O favoritismo é da aliança xiita liderada pelo primeiro-ministro Nouri Al-Maliki, que está em busca de um terceiro mandato no cargo.

Militantes rebeldes do Iraque desencadearam mais uma onda de ataques contra locais de votação das eleições parlamentares (Foto: Divulgação)

A segurança foi reforçada em meio as preocupações de que militantes sunitas, que foram responsáveis pelos recentes ataques violentos, estavam ameaçando novos ataques nas assembleias de voto.

O governo Al-Maliki anunciou feriado nacional durante toda a semana para ter o maior número de eleitores indo às urnas. Na quarta-feira, qualquer tipo de veículo será proibido de circular em Bagdá - uma medida de precaução contra possíveis ataques de carros-bomba. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

PAT de Praia Grande oferta novas oportunidades de emprego

Candidato deve possuir cadastro no PAT de Praia Grande

Itanhaém

Corrida 492 anos de Itanhaém acontece neste domingo (28)

Competição contará com a participação de atletas de 15 a 70 anos,

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter