X

Cotidiano

Às vésperas do Ano Novo, confira dicas de aperitivos pré-ceia

Antes da ceia, os aperitivos são uma ótima opção para agradar os convidados

Da Reportagem

Publicado em 30/12/2017 às 12:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Alimentos em conserva são boas opções de aperitivos / Rodrigo Montaldi/DL

Quem mora nas cidades da Baixada Santista deve estar acostumado a receber parentes e amigos em casa nesta época do ano. Especialmente para a celebração do ano novo, com as famosas queimas de fogos nas praias. Antes da ceia, os aperitivos são uma ótima opção para agradar os convidados.

Aqueles que forem assistir a celebração na praia, podem oferecer os preparativos antes de sair, ou até mesmo levar um pouco para ver a queima de fogos. Já os que gostam de comemorar em casa, podem servir os alimentos pré-ceia.

“O segredo de um bom jantar começa nesta primeira parte, dos aperitivos”, relata Henrique Pacheco, proprietário do empório Delícias do Mercadão e do restaurante Salada Paulistana, em Santos.

A ideia é oferecer alimentos rápidos e variados, para agradar à todos. “É possível fazer um mix de diversos tipos de amendoim”, sugere. Pacheco vende em seu empório o ‘Mix Mestre HP’, que leva suas iniciais, pois foi criado por ele. Neste aperitivo, vão juntos amendoins vermelho, verde, branco, doce, sem casca e sem pele, uva passa e soja saborizada. Os anfitriões podem, no entanto, fazer suas próprias criações, com petiscos mais personalizados para os convidados.

Queijos e conservas também são opção. “Acho legal variar nesta época do ano, servir queijo mussarela ao vinho, mussarela temperada, queijo minas padrão condimentado ou provolone defumado pode agradar diferentes paladares”, recomenda.

Assim como o mix de grãos, mix de conservas costumam, segundo Pacheco, ser bem recebidos. “Em São Paulo, o Mix Italiano, que reúne diversas conservas é bem conhecido. Cada um acrescenta ou tira aquilo que acha melhor”, comenta. “Uma dica de é misturar as conservas de alho, cebolinha, azeitona, pinhão, tremoço, alcaparrone gigante e pimentas biquinho amarela e vermelha”, complementa.

É importante pensar também nas bebidas que serão servidas neste momento. Henrique aposta em vinhos e cervejas artesanais, dependendo do gosto dos convidados.

O bacalhau, alimento típico da ceia de ano novo, pode ser servido para fechar a noite. De acordo com Pacheco, um bom azeite faz toda a diferença. “Para melhorar a apresentação, azeitonas coloridas podem dar um toque especial ao prato”, finaliza.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter