Cotidiano

As frases que você deve evitar para não criar um clima ruim nas conversas

Expressões comuns que soam inofensivas, mas podem gerar desconforto e afastar as pessoas

Nathalia Alves

Publicado em 03/11/2025 às 16:20

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Quer evitar tortas de climão Comece eliminando essas frases do seu vocabulário / Reprodução/Pexels

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Sabe aquele amigo que costuma criar uma “torta de climão” ou que diz coisas que, mesmo sem intenção, acabam ofendendo os outros? Evitar certas frases pode prevenir momentos constrangedores.

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Abaixo, algumas expressões que é melhor não usar, acompanhadas de alternativas mais sutis para criar um clima mais relaxado e promover uma conexão genuína.

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1) "Estou apenas sendo honesto"
Mesmo sem intenção maldosa, essa frase costuma soar como frieza. A honestidade sem empatia rapidamente vira crueldade velada. A mensagem implícita é "Vou falar o que penso e você não pode reclamar". Mesmo um comentário válido perde efeito se for dito com frieza.

Entender isso ajuda a evitar situações desagradáveis em encontros sociais e reuniões de trabalho/ Pexels
1) "Estou apenas sendo honesto" Mesmo sem intenção maldosa, essa frase costuma soar como frieza. A honestidade sem empatia rapidamente vira crueldade velada. A mensagem implícita é "Vou falar o que penso e você não pode reclamar". Mesmo um comentário válido perde efeito se for dito com frieza. Entender isso ajuda a evitar situações desagradáveis em encontros sociais e reuniões de trabalho/ Pexels
2) "Você entendeu errado"
Quando uma piada ou comentário falha, a última coisa a fazer é minimizar o impacto dizendo que a outra pessoa "entendeu errado". Essa resposta tenta justificar a ação em vez de reparar o dano. Pessoas socialmente habilidosas não se defendem, procuram consertar/ Pexels
2) "Você entendeu errado" Quando uma piada ou comentário falha, a última coisa a fazer é minimizar o impacto dizendo que a outra pessoa "entendeu errado". Essa resposta tenta justificar a ação em vez de reparar o dano. Pessoas socialmente habilidosas não se defendem, procuram consertar/ Pexels
3) "Sem ofensa, mas..."
Quase sempre, o que vem depois do "mas" é uma crítica ou ofensa. Ao usar essa expressão, você avisa que vai magoar alguém e ainda pede para que não guarde rancor.

Em vez disso, pergunte-se se o comentário é realmente útil. Se for, use linguagem mais amena, por exemplo: "Posso oferecer outra perspectiva?" ou "Vejo as coisas de forma um pouco diferente; posso explicar por quê?"/ Pexels
3) "Sem ofensa, mas..." Quase sempre, o que vem depois do "mas" é uma crítica ou ofensa. Ao usar essa expressão, você avisa que vai magoar alguém e ainda pede para que não guarde rancor. Em vez disso, pergunte-se se o comentário é realmente útil. Se for, use linguagem mais amena, por exemplo: "Posso oferecer outra perspectiva?" ou "Vejo as coisas de forma um pouco diferente; posso explicar por quê?"/ Pexels
4) "Você está exagerando"
Dizer a alguém para se acalmar raramente funciona e tende a agravar o conflito. Em vez disso, opte por frases que demonstrem interesse e contenção, como: "Vejo que o assunto está tenso, podemos dar um tempo e voltar depois?" ou "Quero entender melhor. Qual parte é mais urgente para você?".

Assim você passa de postura controladora para uma abordagem colaborativa/Pexels
4) "Você está exagerando" Dizer a alguém para se acalmar raramente funciona e tende a agravar o conflito. Em vez disso, opte por frases que demonstrem interesse e contenção, como: "Vejo que o assunto está tenso, podemos dar um tempo e voltar depois?" ou "Quero entender melhor. Qual parte é mais urgente para você?". Assim você passa de postura controladora para uma abordagem colaborativa/Pexels
5) "Eu já fiz isso"
Compartilhar experiências é natural, mas há uma linha entre conectar-se e desviar a conversa. Pessoas com dificuldade social podem transformar tudo em si mesmas, tornando a interação centrada nelas.

Se for compartilhar, faça-o brevemente e relacione sua experiência à da outra pessoa: "Também passei por algo parecido. Se quiser, conto o que me ajudou. Se preferir, posso só ouvir"/Pexels
5) "Eu já fiz isso" Compartilhar experiências é natural, mas há uma linha entre conectar-se e desviar a conversa. Pessoas com dificuldade social podem transformar tudo em si mesmas, tornando a interação centrada nelas. Se for compartilhar, faça-o brevemente e relacione sua experiência à da outra pessoa: "Também passei por algo parecido. Se quiser, conto o que me ajudou. Se preferir, posso só ouvir"/Pexels
6) "Por que você sempre faz isso?" ou "Por que você nunca faz..."
Generalizações fecham o diálogo e soam como acusações. Mesmo quando verdadeiras, elas desligam o outro. Em discussões íntimas, um "você sempre faz isso" pode transformar uma conversa banal em uma briga que resgata o passado/Pexels
6) "Por que você sempre faz isso?" ou "Por que você nunca faz..." Generalizações fecham o diálogo e soam como acusações. Mesmo quando verdadeiras, elas desligam o outro. Em discussões íntimas, um "você sempre faz isso" pode transformar uma conversa banal em uma briga que resgata o passado/Pexels
7) "Relaxa, era uma brincadeira"
Se você precisa explicar que era uma piada, provavelmente não foi engraçada. Muitas piadas falham porque magoam ou expõem algo que a outra pessoa não quer compartilhar. Em vez de insistir, peça desculpas, "Desculpe, não foi minha intenção magoar". 

Se quiser manter o humor, direcione-o a si mesmo, a autodepreciação é uma forma segura de aliviar a tensão sem ferir./ Pexels
7) "Relaxa, era uma brincadeira" Se você precisa explicar que era uma piada, provavelmente não foi engraçada. Muitas piadas falham porque magoam ou expõem algo que a outra pessoa não quer compartilhar. Em vez de insistir, peça desculpas, "Desculpe, não foi minha intenção magoar". Se quiser manter o humor, direcione-o a si mesmo, a autodepreciação é uma forma segura de aliviar a tensão sem ferir./ Pexels
8) "Estou muito ocupado"
Todos vivemos em um ritmo acelerado. Dizer a alguém que você está "muito ocupado" muitas vezes significa dizer que essa pessoa não é uma prioridade.

Pessoas socialmente bem sucedidas sabem como estabelecer limites sem dar a impressão de julgar ou rejeitar. Dizer "Não posso vir esta semana, mas estou disponível na sexta-feira de manhã" abre uma porta. Dizer "Estou muito ocupado" fecha com força, às vezes sem nem perceber.

Isso é primordial para o ambiente corporativo, onde muitas vezes você vai precisar adaptar a sua agenda/ Pexels
8) "Estou muito ocupado" Todos vivemos em um ritmo acelerado. Dizer a alguém que você está "muito ocupado" muitas vezes significa dizer que essa pessoa não é uma prioridade. Pessoas socialmente bem sucedidas sabem como estabelecer limites sem dar a impressão de julgar ou rejeitar. Dizer "Não posso vir esta semana, mas estou disponível na sexta-feira de manhã" abre uma porta. Dizer "Estou muito ocupado" fecha com força, às vezes sem nem perceber. Isso é primordial para o ambiente corporativo, onde muitas vezes você vai precisar adaptar a sua agenda/ Pexels
9) "ok"
Às vezes, essa frase expressa aceitação. Mas, com muita frequência, é usada para evitar desconforto, pedidos de desculpas ou ações concretas.

As frases que usamos definem a estrutura dos nossos relacionamentos. Expressar verbalmente o que você está sentindo e o que está te chateando é mais eficaz do que o "tratamento de silêncio"/ Pexels
9) "ok" Às vezes, essa frase expressa aceitação. Mas, com muita frequência, é usada para evitar desconforto, pedidos de desculpas ou ações concretas. As frases que usamos definem a estrutura dos nossos relacionamentos. Expressar verbalmente o que você está sentindo e o que está te chateando é mais eficaz do que o "tratamento de silêncio"/ Pexels

1) "Estou apenas sendo honesto"

Mesmo sem intenção maldosa, essa frase costuma soar como frieza. A honestidade sem empatia rapidamente vira crueldade velada. A mensagem implícita é “Vou falar o que penso e você não pode reclamar”. Mesmo um comentário válido perde efeito se for dito com frieza.

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Entender isso ajuda a evitar situações desagradáveis em encontros sociais e reuniões de trabalho.

2) "Você entendeu errado"

Quando uma piada ou comentário falha, a última coisa a fazer é minimizar o impacto dizendo que a outra pessoa “entendeu errado”. Essa resposta tenta justificar a ação em vez de reparar o dano. Pessoas socialmente habilidosas não se defendem, procuram consertar.

3) "Sem ofensa, mas..."

Quase sempre, o que vem depois do “mas” é uma crítica ou ofensa. Ao usar essa expressão, você avisa que vai magoar alguém e ainda pede para que não guarde rancor.

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Em vez disso, pergunte-se se o comentário é realmente útil. Se for, use linguagem mais amena, por exemplo: “Posso oferecer outra perspectiva?” ou “Vejo as coisas de forma um pouco diferente; posso explicar por quê?”.

4) "Você está exagerando"

Dizer a alguém para se acalmar raramente funciona e tende a agravar o conflito. Em vez disso, opte por frases que demonstrem interesse e contenção, como: “Vejo que o assunto está tenso, podemos dar um tempo e voltar depois?” ou “Quero entender melhor. Qual parte é mais urgente para você?”.

Assim você passa de postura controladora para uma abordagem colaborativa.

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5) "Eu já fiz isso"

Compartilhar experiências é natural, mas há uma linha entre conectar-se e desviar a conversa. Pessoas com dificuldade social podem transformar tudo em si mesmas, tornando a interação centrada nelas.

Se for compartilhar, faça-o brevemente e relacione sua experiência à da outra pessoa: “Também passei por algo parecido. Se quiser, conto o que me ajudou. Se preferir, posso só ouvir”.

6) "Por que você sempre faz isso?" ou "Por que você nunca faz..."

Generalizações fecham o diálogo e soam como acusações. Mesmo quando verdadeiras, elas desligam o outro. Em discussões íntimas, um “você sempre faz isso” pode transformar uma conversa banal em uma briga que resgata o passado.

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7) "Relaxa, era uma brincadeira"

Se você precisa explicar que era uma piada, provavelmente não foi engraçada. Muitas piadas falham porque magoam ou expõem algo que a outra pessoa não quer compartilhar. Em vez de insistir, peça desculpas, “Desculpe, não foi minha intenção magoar”.

Se quiser manter o humor, direcione-o a si mesmo, a autodepreciação é uma forma segura de aliviar a tensão sem ferir.

8) "Estou muito ocupado"

Todos vivemos em um ritmo acelerado. Dizer a alguém que você está "muito ocupado" muitas vezes significa dizer que essa pessoa não é uma prioridade.

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Pessoas socialmente bem sucedidas sabem como estabelecer limites sem dar a impressão de julgar ou rejeitar. Dizer "Não posso vir esta semana, mas estou disponível na sexta-feira de manhã" abre uma porta. Dizer "Estou muito ocupado" fecha com força, às vezes sem nem perceber.

Isso é primordial para o ambiente corporativo, onde muitas vezes você vai precisar adaptar a sua agenda.

9) "ok"

Às vezes, essa frase expressa aceitação. Mas, com muita frequência, é usada para evitar desconforto, pedidos de desculpas ou ações concretas.

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As frases que usamos definem a estrutura dos nossos relacionamentos. Expressar verbalmente o que você está sentindo e o que está te chateando é mais eficaz do que o “tratamento de silêncio”

Se interesse pelo o que a outra pessoa está dizendo, peça desculpas sem vírgulas quando cometer um erro e elabore um plano claro para quando as coisas derem errado.

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