X

Cotidiano

Artistas aguardam extinção de decreto que limita arte de rua

A classe artística vem pedindo mudanças para a Secretaria de Cultura de Santos (Secult)

Da Reportagem

Publicado em 11/02/2017 às 10:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Em recente visita à Redação do Diário, Martinez revelou que continua esperando o fim do decreto / Rodrigo Montaldi/DL

Desde 14 de dezembro do ano passado, os artistas de rua de Santos aguardam a extinção do decreto 6889/14, que estabelece o procedimento para a obtenção de autorização para realização de eventos e atividades de caráter provisório em locais públicos da cidade, instituído pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) sem o crivo do Legislativo Santista e nem do Conselho Municipal de Cultura (Concult).

Após consulta à Prefeitura de Santos, o Diário obteve a informação  que apesar de vários encontros do Concult, o assunto continua sob análise, causando prejuízos aos artistas.

Numa audiência pública, na Câmara de Santos, eles ouviram do secretário de Cultura Fábio Nunes, o professor Fabião, pelo menos uma revisão do decreto.

Os artistas revelam que a legislação, do jeito que foi concebida, impede a sobrevivência de atores, músicos, dançarinos, acrobatas, artesãos e diversos outros que vivem da arte de rua.

Em recente entrevista ao Diário, o ator e diretor Caio Martinez se mostrou frustrado com a falta de empenho da Secult.

Formado por 30 artigos, o decreto 6.889 é considerado pela classe artística como autoritário e um retrocesso à liberdade de expressão. Caio ratificou que o decreto estava sendo usado para grandes eventos. Mas começou a ser utilizado para pequenos também, prejudicando drasticamente todos os artistas de rua de Santos e da região.

“Você tem que comunicar uma apresentação na rua com 45 dias de antecedência, prevê a tramitação por várias secretarias antes de ser aprovado e, ainda, fica a critério do chefe de Departamento de Eventos da Prefeitura a palavra final, se é bom ou não, se pode ou não”, afirma.

O ator revela que o procedimento se aplica desde um artista com um violão na praça até um mega show na praia.

O ator e diretor teatral insiste em defender uma legislação que separe grandes e pequenos eventos artísticos, após amplo debate com artistas, agentes culturais, vereadores e população em geral.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

1.000 embalagens de plástico foram trocadas por itens sustentáveis, em PG

Ação aconteceu durante a '1ª Feira Verde de Praia Grande', no último domingo (21)

Turismo

Outono é temporada ideal para mergulhar no Litoral Norte de São Paulo

Saiba porque a estação é boa para a prática de mergulho e quais são os melhores pontos da Região

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter