Artista Prëo lança corredor de arte a céu aberto em Santos

A abertura da mostra é dia 3 de outubro e segue pelos dias 4, 10, 11 e 12

Comentar
Compartilhar
26 SET 2020Por Vanessa Pimentel12h18
É a primeira exposição solo do artista e muralista Leonardo Leite, 34 anos, mais conhecido como Prëo. O evento é gratuitoFoto: Luiza de Oliveira/Divulgação

Quem for passear pelo Centro Histórico de Santos em outubro vai encontrar pinturas nas paredes dos casarões que, em sequência, formam um corredor de arte a céu aberto. São desenhos de crianças brincando com peão, pulando corda ou no balancê, que têm o poder de resgatar memórias de quem teve uma infância antes dos brinquedos tecnológicos chegarem.

A ideia veio da mente criativa do artista e muralista Leonardo Leite, 34 anos, mais conhecido como Prëo. Quando a quarentena foi decretada, Prëo, como tantos outros brasileiros, não pôde mais sair para trabalhar e passou a pintar em casa.

Com as lojas fechadas e sem material, pegou um pedaço de papelão e pintou uma menina brincando em um balanço. A inspiração para o desenho veio da música que ele ouvia enquanto pintava, chamada 'Canção Infantil', do rapper Cesar Mc.

"A letra traz de volta aquela lembrança dos brinquedos antigos, antes dos eletrônicos surgirem. É bom lembrar da infância, traz esperança", diz ele.

Ao postar nas redes sociais, a imagem fez tanto sucesso, que surgiu a ideia de fazer outros desenhos de brincadeiras infantis antigas, em tamanhos maiores, pelas paredes do Centro Histórico de Santos.

Por causa da pandemia o bairro estava vazio e Prëo passou a colorir os muros durante os finais de semana. Quando acabou, viu que tinha feito um corredor com 22 imagens, que agora resultaram na primeira exposição solo do artista, chamada "A Vida é uma Canção Infantil".

"Sou apaixonado pelo Centro Histórico e tô muito feliz que a minha primeira mostra seja lá", explica.

Roteiro

Além do corredor de arte, haverá exposição de 15 quadros do artista no Galpão Herval, na Rua Marques Herval, 33, Valongo, que vai abrigar também um mural feito especialmente para a ocasião.

A abertura da mostra é dia 3 de outubro e segue pelos dias 4, 10, 11 e 12, sempre das 11h às 18h. No primeiro final de semana, será exibido no galpão um mini-documentário sobre o processo de criação da exposição.

Já para as 22 obras expostas pelo centro, foi disponibilizado pra download no site do artista (www.preo.com.br) um mapa que mostra o local e o título de cada uma. A exposição é gratuita e pode levar pets.

 

Galpão

Os quadros do galpão estarão à venda com preço sob consulta. Já os desenhos que estão pelas ruas foram fotografados e podem ser adquiridos por R$ 29,90.

O galpão terá também um food truck de salgados e doces. Só poderá entrar quem estiver de máscara. 

Serviço

Exposição: "A Vida é uma Canção Infantil".

Artista: Prëo.

Onde: Centro Histórico de Santos, Rua Marques Herval, 33.

Quando: 3, 4, 10, 11 e 12 de outubro.

Quanto: Gratuito, pet friendly.