Cotidiano

Artista de 'O Peixe' recebe alta após AVC e mobiliza apoio em campanha solidária

Artista plástico ficará em clínica de repouso em Santos e precisa de ajuda para custear tratamentos essenciais de reabilitação

Ana Clara Durazzo

Publicado em 09/10/2025 às 09:20

Atualizado em 09/10/2025 às 09:23

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Para garantir que Rica receba os cuidados necessários nesta nova fase, familiares e amigos mantêm ativa a campanha 'Ajuda Rica, pai do Peixe de Santos', criada na plataforma Campanha do Bem / Arquivo Pessoal

Continua depois da publicidade

O escultor e designer Ricardo Campos Mota, conhecido como Rica Mota, recebeu alta hospitalar nesta quinta-feira (9) após um período de internação na Santa Casa de Misericórdia de Santos. O artista, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) no fim de agosto, segue agora para a clínica de repouso Amor à Vida, localizada na Rua Evaristo da Veiga, nº 8, onde dará início à fase intensiva de recuperação com fisioterapia e sessões de fonoaudiologia.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Nova etapa do tratamento

A clínica escolhida é a única em Santos que aceita pacientes com gastrostomia, procedimento médico que cria uma abertura direta entre o estômago e o abdômen, permitindo a administração de nutrição e medicamentos para pacientes que não podem se alimentar pela boca.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Artista de 'O Peixe' apresenta melhora após iniciar tratamento para AVC

• Artista de 'O Peixe' passa por procedimentos médicos após AVC, diz família

• Rica Mota, artista que criou 'O Peixe', escultura na entrada de Santos, luta pela vida

Na última quinta-feira (2), a equipe médica realizou a troca da traqueostomia por uma de metal, um procedimento simples, mas fundamental para que Rica pudesse deixar o hospital com segurança.

De acordo com familiares, o artista ainda enfrenta diversos desafios de saúde, incluindo paralisia parcial, dependência de oxigênio e sondas, além do uso de antibióticos intravenosos. Uma nova cirurgia está prevista para a colocação de sonda alimentar no estômago.

Continua depois da publicidade

Apesar das dificuldades, os sinais de melhora progressiva têm renovado a esperança de familiares e amigos.

'Ele começou a se comunicar com a cabeça. Perguntamos se estava com frio e ele respondeu. Foi a primeira vez que interagiu. Ficamos emocionados. Como disse a médica da UTI, é um passinho de formiguinha, mas acreditamos que vai dar certo', relatou um familiar.

Campanha solidária segue ativa

Para garantir que Rica receba os cuidados necessários nesta nova fase, familiares e amigos mantêm ativa a campanha 'Ajuda Rica, pai do Peixe de Santos', criada na plataforma Campanha do Bem.

Continua depois da publicidade

As doações já ajudaram a custear a cuidadora hospitalar, mas agora são fundamentais para pagar as sessões de fisioterapia e fonoaudiologia, que não são cobertas integralmente e são consideradas essenciais para sua reabilitação.

'Ele sempre deu tanto orgulho para Santos, levando a cultura da cidade para o mundo. Agora é nossa vez de retribuir', destacam os familiares, em nota publicada nas redes sociais.

Um símbolo da arte santista

Rica Mota é reconhecido por sua atuação na cena artística e cultural de Santos, especialmente pelas esculturas que celebram símbolos da cidade, como o tradicional “Peixe de Santos”, uma de suas criações mais conhecidas.

Continua depois da publicidade

Sua trajetória mistura arte, design e amor pela Baixada Santista, tornando-o uma figura querida no meio cultural local.

Como ajudar

Quem desejar colaborar com a recuperação de Rica Mota pode acessar a campanha 'Ajuda Rica, pai do Peixe de Santos' na plataforma Campanha do Bem, onde estão disponíveis as opções de contribuição e atualizações sobre o tratamento.

TAGS :

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software