Cotidiano

ARTESP aprova novos investimentos para o Veículo Leve Sobre Trilhos em Santos

Ação se refere à implantação de sistemas e sinalizadores da Fase 1 - Etapa III

Gabriel Fernandes

Publicado em 22/07/2025 às 16:12

Atualizado em 22/07/2025 às 16:12

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Decisão foi tomada no último dia 17 de julho, durante a 1.156ª Reunião Ordinária do Conselho Diretor da agência / Governo de SP/Divulgação

Continua depois da publicidade

Foi aprovada pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) uma recomendação do Governo do Estado para inclusão de novos investimentos no contrato de concessão do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT). Atualmente, a operação é realizada pela BR Mobilidade na Baixada Santista.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A ação se refere à implantação de sistemas e sinalizadores da Fase 1 - Etapa III, que é composta pelos trechos entre Conselheiro Nébias e Valongo, em Santos.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Testes da nova linha do VLT devem acelerar nas próximas semanas, garante Tarcísio

• Atraso nas obras e manutenções afeta início das operações do VLT em Santos

• Maior VLT do Brasil começa suas obras e criará 2 mil vagas de emprego

Decisão

A decisão foi tomada no último dia 17 de julho, durante a 1.156ª Reunião Ordinária do Conselho Diretor da agência, cuja ata foi publicada no Diário Oficial na última segunda-feira (21).

Segundo a deliberação, a ampliação contratual provocaria, de forma provisória, um desequilíbrio econômico-financeiro estimado em R$ 362 milhões (R$ 362.009.049,13, base janeiro/2025), valor que deverá ser avaliado pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), órgão que conduzirá os próximos encaminhamentos.

Continua depois da publicidade

Também foi recomendada pela ARTESP a submissão do processo à Comissão de Acompanhamento de Contratos de Parcerias Público-Privadas (CAC-PPP), além da adoção de rito expedito, conforme previsto na Resolução SPI nº 01/2023, considerando a urgência do projeto.

Atrasos

Previsto para ser entregue desde 2022, a segunda fase da linha do Veículo Leve Sobre Trilhos se tornou uma verdadeira incógnita nos últimos anos. Em fevereiro de 2025, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que ele começaria a funcionar no prazo máximo de 180 dias. Entretanto, essa não é a primeira vez que é anunciada uma previsão para a obra.

Com a demora no início das operações, quem sofre são os usuários, que ainda precisam fazer a interligação com os ônibus, que quase sempre vêm lotados. 

Continua depois da publicidade

Testes 'intensificados'

Durante um um Ato Cívico em homenagem a José Bonifácio, em Santos, no último dia 13 de junho, o governador Tarcísio de Freitas comentou que os testes da segunda fase do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) seriam intensificados nas próximas semanas para poder começar a funcionar no segundo semestre deste ano.

"A gente está acompanhando de perto essa questão do VLT. Tem toda a parte que está sendo testada agora, que são os equipamentos do sistema de comunicação e a interface desse sistema de comunicação com a semaforização da cidade", comentou o governador.

Com informações do site Diário do Transporte

Continua depois da publicidade

 

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software