X

Cotidiano

Arte no Dique celebra 15 anos com homenagens a Plínio Marcos e Gilberto Gil

A programação começa nesta quinta-feira, com o lançamento da coleção “Plínio Marcos: Obras Teatrais”, e segue até domingo, com apresentações da Banda Querô, Hamilton de Holanda e Armandinho Macedo

Da Reportagem

Publicado em 29/11/2017 às 15:34

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Coleção “Plínio Marcos: Obras Teatrais” será lançada nesta quinta-feira, às 16h, no Instituto Arte no Dique

O Instituto Arte no Dique completou 15 anos nesta terça-feira, dia 28 de novembro, que serão celebrados com programação especial e homenagens ao dramaturgo Plínio Marcos e ao músico Gilberto Gil, a quem a história da organização social é dedicada – toda a concepção visual dos 15 anos apresenta imagens do compositor, músico e cantor baiano. Toda a programação é gratuita.

A programação começa nesta quinta-feira (30), a partir das 16h, com o lançamento da coleção (de seis volumes) “Plínio Marcos: Obras Teatrais”, que reúne todos os textos de Plínio, tem edição da Funarte e organização do crítico literário Alcir Pécora.

O evento terá roda de conversa, presenças de artistas que interpretaram personagens criados por Plínio nos palcos e no cinema, de Ricardo Barros, o Kiko, filho de Plínio, e do próprio Alcir.

Fotos, cartazes, imagens de textos escritos à mão pelo dramaturgo e outras curiosidades – como ingressos teatrais – ilustram a obra. Essa iconografia tem a assinatura de Ricardo Barros, filho de Plínio. A atriz, ex-esposa do autor teatral e mãe de seus três filhos, Walderez de Barros, estabeleceu a versão final das peças.

“Um autor da grandeza de Plínio Marcos tem o direito de ter o conjunto da sua obra publicada de maneira correta e fidedigna”, comenta Alcir Pécora. “Outro critério universal adotado foi o de apenas publicar, neste momento, as peças cujos originais, ou mesmo cópias, constassem do acervo de forma íntegra, e dadas como finalizadas pelo próprio Plínio Marcos”, destaca o estudioso.

Já na sexta-feira (1º), a Câmara Municipal de Santos prestará homenagem ao Arte no Dique, às 19 horas.

Para coroar a programação, neste domingo (3), às 18h, acontecerá a terceira edição do projeto “O Som das Palafitas”. À noite terá abertura da Banda Querô, com participação especial da cantora Joh Correia. Em seguida, show que reunirá dois dos maiores instrumentistas do mundo, Hamilton de Holanda e Armandinho Macedo. Na ocasião, haverá barraquinhas vendendo bebidas e comidas, estas produzidas pela própria comunidade, como forma de incentivar a geração de renda local e a economia criativa.

Instrumentista Armandinho Macedo se apresenta no domingo, no projeto O Som das Palafitas

Sobre o Instituto Arte no Dique

Passados 15 anos da criação do Arte no Dique, mais de 5 mil pessoas, em grande parte moradores do Dique da Vila Gilda, em Santos, frequentaram as oficinas da instituição, tiveram acesso à cultura e à arte. “Cultura como um todo”, como costuma dizer o presidente da ONG, José Virgílio Leal de Figueiredo, já que o Arte no Dique trabalha, com seus colaboradores, alunos, frequentadores, parceiros, trabalha a questão da cidadania. Desde a entrega semanal de leite para a comunidade, até as oficinas de percussão (que deu início ao projeto), violão, dança, informática, customização, as exibições de filmes seguidas de debates, shows. Artistas de renome internacional como Gilberto Gil, Moraes Moreira, Sergio Mamberti, Lecy Brandão, Wilson Simoninha, Hamilton de Holanda, Armandinho Macedo, Luiz Caldas, entre outros, já se apresentaram no espaço.

“Manter um trabalho amplo, de inclusão social e utilizando a cultura como ferramenta para a promoção da cidadania não é fácil. Mas não vamos aqui chorar o leite derramado. Queremos refletir sim, cada passo dado nessa trajetória. Mas chegar a 15 anos de atuação ininterrupta, ampla, atingindo milhares de pessoas nesse período, é motivo de orgulho e celebração”, afirma o presidente do Instituto Arte no Dique, José Virgílio.

Tudo começou em novembro de 2002, quando o projeto foi lançado em parceria com o Instituto Elos Brasil, Grupo Cultural Olodum da Bahia e grupo de moradores do Dique.

Com a participação efetiva da comunidade e a contribuição dos diferentes setores da sociedade o que poderia parecer impossível aconteceu.

Quando o Grupo Régua e Compasso de Santo André, organizado pela Escola Criativa Olodum, se apresentou no Dique, que a ideia tomou força e começou a ser desenvolvida. Os jovens da comunidade encantaram-se com a possibilidade.

Em novembro daquele ano iniciou-se o Projeto Arte no Dique. Com um ano e meio de existência o Projeto Arte no Dique, em setembro de 2004, transformou-se na organização social “Instituto Arte no Dique” com autonomia para a realização de suas ações e, atualmente, tem buscado ampliar suas parcerias para consolidar seu trabalho e na Escola Popular de Arte Cultura Plínio Marcos.

Em maio de 2009, recebeu a visita do então ministro da Cultura Juca Ferreira para celebrar o Convênio entre a Prefeitura de Santos e o MINC, a fim da transferência de recursos para a construção do Edifício Armazém Cultural do conjunto Arquitetônico da Escola Popular de Arte e Cultura Plínio Marcos. Em novembro de 2010, recebeu outra visita de Juca para a liberação do recurso e abertura da licitação para a construção do novo equipamento.

O sonho foi concretizado em julho de 2012, com a entrega do edifício Armazém Cultural Plínio Marcos, onde as oficinas culturais são realizadas atualmente.

O que no início acontecia em um contêiner, transformou-se numa arrojada instalação que tem salas para aulas de dança, violão, percussão, projeção, palestras, exposições de artes visuais, informática, escritório, etc.

“E tudo só tem sido possível graças ao apoio de vários setores da sociedade, como a Prefeitura Municipal de Santos, a COHAB, o Ministério da Cultura, o Santos Futebol Clube, SESC, SESI, ONG’s, empresas a exemplos da Sabesp e Grupo Libra e, mais recentemente o Sopesp, e especialmente a comunidade da Vila Gilda, que têm contribuído para que nossas atividades sigam firmes e fortes”, ressalta o gestor.

Lançada em 1º de agosto de 2014, em cerimônia no Centro de Cultura da Câmara Municipal da capital baiana, a filial do instituto buscará, entre outros objetivos, realizar o intercâmbio cultural de profissionais baianos e paulistas em parceria com a Fundação Gregório de Mattos. A sede ficará localizada no bairro de Cajazeiras, onde vivem cerca de 100 mil pessoas.

O Arte no Dique foi retratado em diversos filmes, entre curtas e um longa-metragem lançado em Santos, São Paulo, Salvador e La Ciotat.

Anualmente o instituto realiza eventos que já se concretizaram na agenda cultural de Santos, como o Arraial do Arte, que resgate as tradições da Festa de São João, realizado em junho, a Semana Cultural da Primavera, em setembro, e a Mostra Cultural Plínio Marcos, que apresenta os resultados das oficinas realizadas durante o ano no espaço e promove o intercâmbio cultural entre artistas da região e de outras cidades. Maiores informações: http://artenodique.org/

Sobre o Plínio Marcos 

Plínio Marcos nasceu em Santos, em 1935, e morreu em São Paulo, aos 64 anos, em 1999, após dois derrames e uma infecção pulmonar. Ele foi palhaço, camelô, ator, dramaturgo, diretor teatral e escritor. Escreveu 31 peças – quatro delas inacabadas –, além de outros textos literários, e foi ator. Peças suas foram traduzidas, publicadas e encenadas em francês, espanhol,inglês e alemão – parte delas adaptada para cinema e TV. Recebeu oito prêmios Molière de melhor autor, por “Navalha na Carne” e “Dois Perdidos Numa Noite Suja” e outras obras – entre as 37 premiações que ganhou. Também foi um atuante jornalista.

Sua dramaturgia é marcada por essa perseguição política e pela censura, que, por mais implacável que fossem, não fizeram com que ele desistisse. Ao contrário: quando não pôde mais produzir, dirigir e atuar, produziu contos, novelas, reportagens e crônicas, muitas delas publicadas nas páginas de importantes jornais e revistas do país (Última Hora, Veja, Folha de S. Paulo, O Pasquim, Opinião e outros) e foi reconhecido por seu valor. Muito mais foi impresso em edições baratas, feitas pelo próprio autor, vendidas por ele mesmo, na rua e nas portas de teatros e universidades. Intitulando-se “repórter de um tempo mau”, comentou:

Reconhecendo a grandeza única da obra do dramaturgo, em 2001, a sala de espetáculos cênicos da Fundação Nacional de Artes em Brasília passou a ser chamada de Teatro Funarte Plínio Marcos.

Programação

30/11 - Quinta-feira - 16 horas

Lançamento da coleção de livros “Plínio Marcos: Obras Teatrais”, com presenças de artistas

Local: Instituto Arte no Dique – Rua Brigadeiro Faria Lima, 1349, Rádio Clube

Entrada gratuita para o evento – a coleção estará à venda

1º/12 - Sexta-feira - 19h

Homenagem da Câmara Municipal de Santos ao Arte no Dique

Local: Câmara Municipal de Santos - Praça Tenente Mauro Batista de Miranda, 1 - Vila Nova, Santos

Gratuito. 

3/12 - Domingo - 18h30

Projeto O Som das Palafitas com Hamilton de Holanda e Armandinho Macedo

Abertura: Banda Querô

Gratuito.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Neste começo de semana, PAT de Praia Grande está com vagas de emprego

Candidato deve possuir cadastro no PAT de Praia Grande

Santos

UME Irmã Maria Dolores deverá ser entregue em setembro, em Santos

Nova escola do bairro Vila Nova poderá atender 174 alunos, mais que o dobro das 83 vagas do imóvel que ocupa atualmente

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter