Arquiteto e paisagista chinês, Kongjian Yu, morreu em acidente aéreo / Divulgação
Continua depois da publicidade
O arquiteto e paisagista chinês, Kongjian Yu, morto no acidente aéreo em Mato Grosso do Sul na noite da última terça-feira (23), estava no Brasil como uma das principais atrações da Bienal Internacional de Arquitetura em São Paulo.
Considerado um dos maiores arquitetos do mundo, ele chegou a realizar uma palestra no último dia 19, no Pavilhão da Oca, no Parque do Ibirapuera, na Zona Sul de São Paulo.
Continua depois da publicidade
O foco da edição deste ano da Bienal está ligado aos trabalhos que respondam à emergência climática e aos desafios da vida urbana contemporânea, como habitação, mobilidade, inclusão social e integração com a natureza.
Assunto em que Yu é um dos grandes nomes, pois ele foi responsável pela criação das "cidades-esponja". Esse conceito conta com algumas técnicas para lidar com os desafios impostos pelas enchentes.
Continua depois da publicidade
Algumas cidades têm implementado iniciativas como jardins de chuva e áreas permeáveis, que procuram absorver, armazenar e filtrar a água da chuva de maneira eficiente.
A Bienal emitiu uma postagem lamentando a morte do arquiteto:
Além da passagem pela Bienal, Kongjian Yu estava prestes a conhecer a região do Pantanal e estava envolvido no desenvolvimento de um documentário sobre "Cidades-Esponja", onde aconteceu o acidente.
Continua depois da publicidade
O acidente aéreo aconteceu na noite da última terça-feira, 23, na zona rural de Aquidauana, na região do Pantanal. A aeronave caiu na área da Fazenda Barra Mansa, conhecida por receber visitantes do Brasil e do mundo.
Inclusive, neste mesmo local, aconteceram as gravações da novela "Pantanal", da TV Globo.
Além de Kongjian Yu, também estavam na aeronave Marcelo Pereira de Barros, piloto e proprietário da aeronave; Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz, cineasta documentarista; e Rubens Crispim Jr., diretor e documentarista.
Continua depois da publicidade
Segundo o Corpo de Bombeiros, a aeronave de pequeno porte pegou fogo depois da queda. As causas do acidente seguem sendo investigadas pela Polícia Civil.