Continua depois da publicidade
Em ação que vistoriou 2.445 imóveis (residenciais e comerciais) nos bairros da Areia Branca e Castelo, na Zona Noroeste, agentes da Secove (Seção de Controle de Vetores), da Secretaria de Saúde, localizaram cinco focos do mosquito transmissor da dengue. O mutirão de combate ao Aedes aegypti incluiu também terrenos e obras. Os criadouro focos foram eliminados com a aplicação de larvicida. As ações fazem parte do Plano Municipal de Combate à Dengue, lançado no início do mês pela prefeitura.
De acordo com o chefe da Secove, Marcelo Brenna do Amaral, o baixo número de criadouros encontrados em relação ao número de imóveis vistoriados, mostra a alta adesão da população, “que entendeu a importância da prevenção e de ajudar a prefeitura nesse combate que é diário e feito o ano todo".
A Secretaria de Saúde mantém a recomendação à população para não deixar objetos (garrafas, embalagens plásticas, entre outros) expostos de forma que possam acumular água e servir de criadouro para o mosquito. Caixas d'água devem ser cobertas, assim como ralos e calhas dos telhados limpos.
Continua depois da publicidade
Nebulização
O serviço de nebulização (aplicação de inseticida) para combater o Aedes prossegue hoje (19) no bairro da Aparecida. Os técnicos da Secove realizam a aplicação em áreas externas de casas, prédios e estabelecimentos comerciais.
Denúncias sobre locais ou pontos que possam servir de possíveis criadouros do mosquito podem ser feitas pelo Disque Dengue 0800-770 6869.
Continua depois da publicidade