Embora indique uma câmera, placa não indica existência efetiva do equipamento / Matheus Tagé/DL
Continua depois da publicidade
“Área monitorada 24h”. Embora evidencie o desenho de uma câmera, a inscrição presente em diversas placas brancas espalhadas pelos postes de Santos não indicam efetivamente a presença de monitoramento visual no local.
A reportagem do Diário do Litoral flagrou ao menos oito placas em postes na Cidade sem a existência do equipamento instalado. A situação acontece, por exemplo, em diversos pontos da avenida Afonso Pena; na avenida Senador Dantas e na avenida Coronel Joaquim Montenegro.
Continua depois da publicidade
A explicação da Secretaria de Segurança de Santos é que as placas fixadas não indicam a existência das mesmas naquele local específico, mas que o trecho está ao alcance de outras câmeras do monitoramento instaladas na Cidade.
No entanto, de acordo com os dados do site da prefeitura, alguns pontos onde existe a sinalização, como é o caso da avenida Senador Dantas, estão a uma distância de quase 4 mil metros da câmera mais próxima.
Questionada, a Prefeitura informou que “não disponibiliza imagens de todas as câmeras, pois há equipamentos considerados estratégicos em ações de segurança da Cidade”. A informação, no entanto, não consta em nenhum local do site.
Continua depois da publicidade
Monitoramento
Atualmente 518 câmeras são controladas em tempo real por guardas municipais, acompanhados da Polícia Militar, e agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
A Prefeitura de Santos afirmou que há ainda previsão de instalação de mais uma câmera até o final da dezembro, totalizando 519 câmeras.
Continua depois da publicidade