Evento acontece das 13h às 17h, na Praça Vereador Luís La Scalla, em frente à entrada principal do parque / Divulgação/PMS
Continua depois da publicidade
O Aquário Municipal de Santos, que completou 80 anos nesta quarta-feira (2), será homenageado com uma grande festa ao ar livre neste sábado (5). O evento acontece das 13h às 17h, na Praça Vereador Luís La Scalla, em frente à entrada principal do parque, com entrada gratuita e atrações para toda a família.
Organizada pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, a comemoração reunirá atividades educativas, experiências audiovisuais, oficinas criativas e brinquedos infantis, além do tradicional parabéns com bolo, pipoca, picolé e muita diversão.
Continua depois da publicidade
Entre as atrações principais está o Oceanário, domo inflável imersivo do Projeto Mantas do Brasil, que promove um "mergulho virtual" em 180°, com projeções reais de tartarugas, recifes de corais, cardumes e da emblemática raia-manta.
Outro destaque é a entrega de um dos painéis externos restaurados do Aquário, obra do artista americano Robert Wyland, reconhecido mundialmente por murais com temática ambiental. O restauro foi conduzido por Alexandre Huber, artista santista autorizado por Wyland. O mural tem cerca de 40m² e fica à esquerda da saída do parque.
Continua depois da publicidade
A programação também conta com ações de educação ambiental e recreação, desenvolvidas pelos parques municipais e instituições parceiras:
O evento contará com a presença de instituições ambientais e educacionais, como o Instituto Mar Azul, Projeto Albatroz, Unifesp, Arte no Dique, Instituto Lixo Zero, Instituto Ambiecco, Parque Estadual Marinho Laje de Santos/APA Marinha, Huber Arte Marinha e outros parceiros.
Inaugurado em 1945, o Aquário de Santos foi idealizado pelo então prefeito Antonio Gomide Ribeiro dos Santos, com a proposta de abrigar uma diversidade de espécies marinhas. Hoje, o parque mantém cerca de mil animais de 120 espécies, distribuídos em 32 tanques com 1,3 milhão de litros de água doce e salgada, que simulam habitats naturais de rios e oceanos.
Continua depois da publicidade
Em constante modernização, o equipamento está em obras para recuperar suas estruturas e manter a qualidade do espaço, que segue como um dos pontos turísticos mais visitados do litoral paulista.